Topo

5 dicas para adaptar, decorar e inspirar o home office

home office - Getty Images
home office
Imagem: Getty Images

Colaboração para Nossa

28/08/2020 04h00

Desde que foi decretado o isolamento social, em março deste ano, muitas empresas tiveram que se adaptar a um novo formato de trabalho: o home office. Em função dessa virada nos últimos meses, é fundamental preparar a casa para receber esse "novo" ambiente.

Afinal, sabemos que pode ser muito mais difícil exercer as demandas diárias em um espaço que não foi pensado para o trabalho. Seja na funcionalidade ou até mesmo no seu bem estar, o que pode interferir diretamente na produtividade.

Pensando em tudo isso e sabendo que muita gente precisou "se virar" para trabalhar de casa, aproveitamos para trazer mais detalhes sobre o Tapa na Casa que fizemos no home office e ateliê da jornalista Luciana Cesetti, que foi demitida neste período e precisava de um ambiente adequado para exercer seus novos projetos.

Para você que está de home office e quer organizar sua rotina e, claro, a decoração do ambiente, elaboramos algumas dicas para te ajudar a pensar no que realmente é fundamental para deixar esse ambiente funcional, bonito e agradável.

Mesa e cadeira

home office - mesa e cadeira - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A mesa e a cadeira de trabalho precisam proporcionar conforto. O ideal é optar por cadeiras ergonômicas, pensando em seu peso e altura. Elas são ideais, pois mantêm sua coluna ereta e são extremamente confortáveis para quem passa o dia todo sentado.

Já no momento de escolher a mesa, você deve considerar a altura e, claro, o tamanho da peça e o espaço disponível. A altura ideal deve ser entre 70 e 75 centímetros, ajudando na ergonomia e na postura durante o período de trabalho.

Agora, quando o assunto é design, invista em um modelo que atenda suas necessidades. Se tiver espaço para uma mesa que comporte gavetas ou nichos para você organizar seus objetos de trabalho, melhor.

O conforto nesse momento é fundamental para qualquer um, por isso, vale a pena investir em peças com maior custo-benefício. Acredite, isso lhe trará muitos benefícios e aumentará a sua produtividade no decorrer do tempo.

Iluminação

home office - iluminação - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Trabalhar em home office é uma alternativa que vem com vários desafios, principalmente se você fica até tarde no computador. Por isso, uma boa iluminação é importante e o que não faltam são modelos de luminárias para você escolher, para todos os gostos e bolsos.

Aquelas que ficam em cima da mesa podem ser muito úteis para o seu ambiente, além de ser um elemento decorativo.

Você também pode explorar ao máximo a iluminação natural que vem das janelas, além de fazer muito bem para o organismo e o bem-estar você economiza energia.

Se a iluminação natural atrapalhar com reflexos no seu computador, vale a pena investir em cortinas e persianas, elas têm a função de controlar muito bem a entrada de luz no ambiente.

O recomendado é buscar o máximo de equilíbrio entre a iluminação natural e artificial, pois a ausência e o excesso de cada uma delas podem causar um desconforto visual, podendo prejudicar seu trabalho. As lâmpadas de LED são as ideais, viu?

Organização

Tapa na Casa - atelie depois - Apto 21 - Apto 21
Imagem: Apto 21

Para conseguir trabalhar tranquilamente é fundamental ter organização dos itens. Investir em alguns móveis e acessórios farão muita diferença para seu escritório em casa.

Nós aproveitamos o espaço do segundo quarto da casa da Lu para adaptar o ateliê que ela tanto precisava. Investimos em dois painéis perfurados de MDF e a artista o personalizou com desenhos abstratos e coloridos.

Optamos por uma estante de palete, caixas e cestos organizadores, porta-trecos e um rolo de craft para ela organizar os itens necessários para o trabalho e as demandas do dia a dia. Você pode colocar a mão na massa e fazer você mesmo alguns desses itens.

Mas se espaço é um problema pra você: o gaveteiro pode ser uma solução para guardar itens de papelaria, por exemplo. Ele é pequeno e não ocupa muito espaço do seu home office. Você pode posicioná-lo embaixo ou ao lado da mesa de trabalho.

Outra ideia é investir em caixas organizadoras, assim, você pode separar em cada uma delas documentos, holerites e outros papéis utilizados diariamente.

Vale ainda utilizar ferramentas digitais para organizar as demandas do dia a dia. O Trello, por exemplo, é uma opção. O mais interessante é que ele pode ser administrado por todos os colegas de trabalho que precisam, necessariamente, concluir as demandas juntos. Investir nisso pode facilitar o seu dia a dia.

Decoração

tapa na casa - ateliê - Apto.21 - Apto.21
Imagem: Apto.21

Uma das melhores vantagens de trabalhar em casa é o fato de você decorar o seu ambiente de trabalho da forma que desejar. Nos escritórios tradicionais é muito mais difícil deixar esse espacinho com mais personalidade.

Uma ideia é trazer um pouco de cor que pode te ajudar a manter a concentração e, consequentemente, ativar a sua criatividade, além dar alegria para esse ambiente. No ateliê da Lu, nós personalizamos o painel de MDF com muitas cores e criamos porta-trecos úteis e decorativos. E toda a produção foi investindo pouco dinheiro.

Caixinhas de palha, além de organizar materiais, complementaram a décor desse espaço novo.

Uma solução é deixar uma prateleira com alguns porta-retratos e plantinhas pendentes, trazendo mais vida ao seu home office.

Mudança de hábitos

organização tapa na casa - Apto.21/UOL - Apto.21/UOL
Imagem: Apto.21/UOL

Esse talvez é um dos itens mais importantes! Não é porque você está de home office que irá misturar sua rotina de trabalho com a da casa e a da família, né?

Apesar de ser difícil (sabemos), é muito importante criar uma nova rotina e adaptar tudo para o seu devido momento.

Você sabia que a troca de roupas é uma das práticas que te auxilia a controlar a rotina? Isso mesmo! Trabalhar de pijama não é muito saudável. Vista uma roupa confortável, tome banho logo cedo (se preferir). Assim sua mente conseguirá definir que "agora é a hora do trabalho".

Outra dica importante que você não pode esquecer é que não é porque você está em casa que ficará o dia todo trabalhando. Faça a sua jornada no horário certo e não esqueça de tirar a tão esperada hora do almoço e as pausas para o café. Tudo isso ajudará você a organizar seu metabolismo e rotina durante esse período.

Converse com os membros da sua família sobre o seu horário de trabalho, para que eles entendam que não podem ficar entrando e saindo do seu ambiente e puxando conversa a todo momento.

Também fique atento com o celular e as redes sociais. Sabemos que a dispersão em casa é mais fácil. Se seus colegas te chamarem no WhatsApp, deixe claro para eles que você está em horário de trabalho. E, o melhor: defina momentos certos do seu dia para acessar suas redes sociais.