Topo

Veja 5 dicas para decorar o quarto de bebê e baixe molde para a parede

Camila, que comanda com Pablo o Tapa na Casa, com o quarto prontinho para a chegada de Liz - Ana Paula Lopes
Camila, que comanda com Pablo o Tapa na Casa, com o quarto prontinho para a chegada de Liz Imagem: Ana Paula Lopes

Colaboração para Nossa

22/05/2020 04h00

Quem nos acompanha na coluna Tapa Na Casa já percebeu que estamos na doce espera da nossa baby, a Liz. E, claro, que não poderia faltar por aqui também ideias de decoração de quartinho de bebê.

Aproveitando que estamos nessa fase maravilhosa, que tem nos distraído bastante na quarentena, vamos dividir com vocês tudo o que planejamos para o quarto da nossa bebê. São ideias fáceis de adaptar para outros projetos também. Esperamos que te inspire muito por aí!

Projeto e escolha dos móveis

Quando se fala em quartos de bebês, muitos papais já pensam em definir um tema: floresta, viagem, astrologia, circo etc. Isso pode facilitar muito as escolhas, mas também limitá-las. Outra coisa que acontece muito também é enjoar do tema antes do bebê nascer.

Por esse motivo, escolhemos não seguir um tema específico, mas sim, colocar itens que gostamos e que contam nossa história no quartinho da nossa bebê. Essa pode ser uma boa opção se você — assim como nós — gosta de muitas coisas de estilos diferentes.

quarto de bebê - tapete - Ana Paula Lopes - Ana Paula Lopes
Em apês pequenos, vale estudar o que você terá que manter no quarto do bebê e partir disso
Imagem: Ana Paula Lopes
Uma etapa muito importante é o projeto. Em muitos apartamentos pequenos, não é possível construir um espaço 100% para o bebê, por isso, deve-se pensar: o que você tem no quarto que irá manter? No nosso caso, mantivemos o armário grande planejado e o piso.

Com isso em mente, escolhemos móveis compatíveis com o espaço e que combinavam tanto com o estilo do armário que já estava ali como com o piso.

quarto de bebê - cômoda - Ana Paula Lopes - Ana Paula Lopes
A cômoda com o trocador deve ter uma altura que evite curvar as costas
Imagem: Ana Paula Lopes
Móveis com múltiplas funções também funcionam muito em ambientes pequenos. Tem berços que já vem com gavetas e trocador, tudo numa única peça, sabia?

A cômoda com o trocador deve ter altura o suficiente para que suas costas não fiquem curvadas e que possa manusear a troca do bebê sem se afastar muito. Dica: deixe tudo que vai precisar para a troca na primeira gaveta e nunca vire as costas com o bebê no trocador.

Cores para todos

Nem precisamos dizer que a história de rosa para menina e azul para menino já é mais que ultrapassada, né? Os quartos coloridos ganharam o coração de todos. Outras cores que podem ajudar a deixar o ambiente mais moderno é o preto e o azul marinho (sim, eles ficam lindos em quartos de bebê também).

Para o quartinho da Liz, escolhemos trabalhar com uma base branca e cinza. Mas trouxemos cores na pintura da parede principal (de folhinhas), na porta (um verde cheio de personalidade) e nos detalhes da decoração.

quarto de bebê - regua - Ana Paula Lopes - Ana Paula Lopes
Com a base geral mais neutra, as cores vieram em detalhes
Imagem: Ana Paula Lopes
quarto de bebê - porta - Apto.21 - Apto.21
As cores do silk "migram" para outros detalhes da décor
Imagem: Apto.21

Pintura em silk

Fazer desenhos na parede é uma forma super lúdica de compor a decoração. Nuvens, carros, balões são os mais clássicos. Mesmo para quem não tem muita habilidade, o uso de moldes — também conhecidos como silk — podem deixar o processo de pintura bem mais fácil e sem erro.

A gente optou dar um clima mais botânico para o quarto da Liz, por isso, fizemos essas folhinhas coloridas em uma das paredes. Nesse vídeo mostramos todo o passo a passo e aqui disponibilizamos o molde para vocês baixarem (baixe aqui no formato PDF; e aqui no formato EPS).

Muita gente já se inspirou na nossa pintura com paletas de cores interessantíssimas.

Textura inusitada

Cimento queimado no teto em um quarto de bebê? Sim! Foi o toque industrial e moderno que resolvemos dar no quartinho da Liz. Aliás, usar cores ou texturas no teto é uma ideia para quem quer dar um toque mais moderno em um quarto infantil.

Outra solução é subir o papel de parede escolhido para o teto, fazendo uma continuação da parede. Fica bonito e diferente!

Decoração

Para decorar, trouxemos peças com bastante personalidade em madeira. E também cores e texturas nos tecidos.

Quarto de bebê - berço - Ana Paula Lopes - Ana Paula Lopes
Além da madeira nos móveis, apostamos nas cores e texturas nos tecidos
Imagem: Ana Paula Lopes

Ganchos espalhados pelo quarto podem ajudar bastante no dia a dia com um bebê, seja para separar uma troca de roupa ou apoiar a bolsa do bebê, paninho ou toalha.

Ter uma prateleira em cima da cômoda também pode facilitar a hora de trocar. Outro item que é indispensável, caso tenha um cantinho de amamentação, é a poltrona com uma mesinha lateral para apoio.

Quarto de bebê - Tapa na Casa 01 - Ana Paula Lopes - Ana Paula Lopes
Ganchos em vários pontos do quarto podem ajudar bastante no dia a dia com um bebê
Imagem: Ana Paula Lopes

A nossa mesinha será especial, pois terá um lugar para o Bruce (nosso cachorrinho) deitar e participar dessa fase. Em breve, vocês podem conferir o resultado completo nas nossas redes sociais.