Topo

Simone Biles bate recorde ao receber 25ª medalha em Mundiais de ginástica

Zhang Cheng/Xinhua
Imagem: Zhang Cheng/Xinhua

Hardik Vyas

Da Reuters, em em Bengaluru (Índia)

13/10/2019 13h32

A norte-americana Simone Biles se tornou a ginasta mais condecorada da história do Campeonato Mundial da modalidade neste domingo ao vencer as finais da trave e do solo, elevando seu total de medalhas a 25.

O Brasil também levou uma medalha nas finais por aparelhos, com Arthur Nory, que ficou com o ouro na barra fixa. Na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, Nory levou medalha de bronze em outro aparelho, o solo.

Logo após garantir uma vitória convincente na trave em Stuttgart para ultrapassar o recorde de 23 medalhas em Mundiais do bielorrusso Vitaly Scherbo, Biles, de 22 anos, defendeu com sucesso seu título no solo para ganhar a medalha número 25.

A quatro vezes campeã olímpica agora é dona de 19 medalhas de ouro em quatro campeonatos, contra 12 de Scherbo, que competiu em cinco Mundiais, entre 1991 e 1996.

Fazendo sua última aparição da semana diante de uma torcida barulhenta, Simone Biles não perdeu tempo e conseguiu um duplo mortal grupado para trás com tripla pirueta - conhecido como Biles 2 - em sua primeira passagem.

Ela conseguiu a nota 15,133, mesmo pisando para fora da linha na segunda passagem, para ficar à frente da também norte-americana Sunisa Lee, com 14,133. A russa Angelina Melnikova ficou em terceiro lugar e a brasileira Flávia Saraiva terminou em quarto no solo.

Antes do solo, Biles conseguiu uma apresentação firme na trave e atingiu a nota 15,066. Embora ela tenha conquistado o título mundial por duas vezes, em 2014 e 2015, nem sempre o aparelho foi fácil para a norte-americana.

Nos Jogos Rio 2016, Biles cometeu um deslize na trave e mesmo assim ficou com o bronze. No ano passado, novamente, Biles caiu da trave durante a final do individual geral no Campeonato Mundial.

Mas ela se superou nesta semana, sob os olhos atentos da técnica da trave de equilíbrio Cecile Landi, e obteve as melhores pontuações nas quatro tentativas - qualificação, equipe e finais do individual geral e por aparelho.

A vencedora do ano passado, Liu Tingting, da China, levou a prata com 14,433, enquanto sua companheira de equipe Li Shijia ficou com o bronze.

Biles encerrou sua campanha em Stuttgart com cinco medalhas de ouro em seis eventos, em uma preparação ideal para os Jogos Olímpicos de Tóquio no próximo ano.

Rio-2016: Seria Simone Biles um ET ou um robô? Todos amam a ginasta

UOL Olimpí­adas 2016