Topo

Argentina está disposta a sediar Copa América sozinha com protocolos de saúde

18/05/2021 23h01

Buenos Aires, 18 mai (EFE).- O presidente argentino, Alberto Fernández, afirmou nesta terça-feira que, caso a Colômbia não possa sediar a Copa América devido aos protestos contra o governo, a Argentina pode estudar ser a sede única do torneio, desde que seja garantido o cumprimento das medidas sanitárias contra a covid-19.

"Se todos os protocolos forem cumpridos, estamos dispostos a ver a possibilidade de sediarmos sozinhos", afirmou o mandatário em entrevista à "Radio 10".

A Copa América, que seria disputada em 2020, foi adiada para este ano e está programada para começar no dia 13 de junho e terminar em 10 de julho, com Colômbia e Argentina como sedes.

No entanto, os protestos vividos na Colômbia há mais de duas semanas, que já deixaram mais de 40 mortos em um contexto de repressão policial e vandalismo, ameaçam a realização do torneio. Muitos manifestantes pedem que o país desista de sediar a competição.

Embora o governo colombiano tenha insistido que, apesar de tudo, será sede da Copa América, nas últimas semanas foi iniciado o debate de possíveis alternativas, entre elas a de realizar os jogos apenas na Argentina.

"Se a Conmebol puder assumir, estou disposto a estudar (a possibilidade), mas preciso da garantia dos protocolos, pois um dos problemas mais sérios que temos são as cepas que chegam de outros países", disse Fernández nesta terça-feira.

A Argentina vive atualmente a segunda onda de covid-19, com recorde de casos e mortes por dia. Na segunda-feira, o River Plate confirmou mais cinco casos da doença no elenco, restando apenas dez jogadores disponíveis para enfrentar o Independiente Santa Fé na Taça Libertadores na quarta-feira.

"O que aconteceu com o River estes dias demonstra o que objetivamente pode acontecer. Em um elenco que viaja junto e uma pessoa está infectada, é muito grande a possibilidade de contagiar todos. Temos que garantir protocolos que possibilitem esta Copa América, que, com toda a franqueza, é uma Copa América para a TV", declarou Fernández.