Topo

COI bane do esporte russo bicampeão olímpico de bobsled nos Jogos de Sochi

18/12/2017 16h16

Moscou, 18 dez (EFE).- O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta segunda-feira a decisão de banir o russo Alexei Voevoda, bicampeão olímpico de bobsled nos Jogos de Inverno de Sochi, disputados em 2014 na Rússia.

Voevod tinha subido ao topo do pódio nas competições de duplas e quartetos, mas já tinha perdido as duas medalhas após a desclassificação de seus companheiros de equipe: Aleksandr Zubkov, Alexei Negodailo e Dmitry Trunenkov.

A comissão disciplinar do COI não divulgou as provas contra o atleta russo, mas afirmou que elas serão publicadas em breve.

Por outro lado, o COI arquivou a investigação contra Dennis Yuskov, três vezes campeão do mundo de patinação de velocidade sobre o gelo nas provas de 1.500 metros.

Após a decisão de hoje, já são 32 os atletas russos que tinham participado dos Jogos de Sochi desclassificados por doping.

O COI suspendeu no início deste mês o Comitê Olímpico Russo pelo envolvimento nos casos de doping. A organização afirmou que o governo do país iniciou um programa de doping de grande escala para conseguir medalhas no evento organizado há três anos.

Os Jogos de Olímpicos de 2018, em PyeongChang, só terão a participação de atletas russos que aceitem competirem pela bandeira olímpica. Eles também terão que passar por exames antidoping.

O Comitê Olímpico Russo e o governo do país descartaram um veto a PyeongChang 2018 e autorizaram os atletas a competirem pela bandeira olímpica.