Tigres e América levam duelo Brasil e Argentina para final da Concachampions
Os donos da casa no duelo de ida, são comandados por Ricardo Ferretti, o "Tuca", que como jogador, vestiu as camisas de Botafogo e Vasco, se transferindo em 1977 para o país de onde não saiu mais. Ele está no clube desde 2010, tendo sido campeão nacional duas vezes. Em 2003, no Toluca, conquistou pela única vez a 'Concachampions'.
Além disso, o clube azul e amarelo conta no elenco com outro ex-botafoguense, o zagueiro e capitão Juninho, que defendeu também o Coritiba, e o atacante Rafael Sóbis, ex-Internacional e Fluminense. Os dois são os principais coadjuvantes de um elenco que tem como astro o atacante francês André-Pierre Gignac.
O América, que pode se tornar o maior campeão da historia do torneio, com sete conquistas, uma a mais que o Cruz Azul, aposta mais nos 'hermanos', com três argentinos no elenco, todos prováveis titulares na decisão. São eles o zagueiro Paolo Goltz, o meia Rubens Sambueza, ex-Flamengo, que é capitão do time, e o atacante Darío Benedetto.
O último irá a campo graças a suspensão do atacante colombiano Darwin Quintero, que está suspenso, assim como outra opção para o setor ofensivo, o equatoriano Michael Arroyo. O goleiro Moisés Muñoz também está vetado, por lesão, e o lateral-direito Paul Aguilar aguarda liberação do departamento médico para jogar.
Único brasileiro do elenco, o atacante William da Silva, que atuou na base de Corinthians e Palmeiras, não pode entrar em campo na competição, já que atuou na primeira fase pelo Querétaro, onde chegou a ser companheiro de Ronaldinho Gaúcho entre 2014 e 2015.
Tigres e América chegaram a esta semifinal invicto, tendo feito oito jogos até aqui. Os anfitriões do primeiro jogo venceram quatro vezes e empataram outras quatro, enquanto a equipe da capital levou a melhor em cinco compromissos e ficou três vezes em igualdade.
Já nas semifinais, os dois finalistas passaram por compatriotas. O Tigres despachou o Querétaro, enquanto o América superou o Santos Laguna. Na etapa anterior, as vítimas foram dos Estados Unidos, no caso, Real Salt Lake e Seattle Sounders, respectivamente.
Na Liga dos Campeões da Concacaf, em caso de mesmo número de pontos e saldo de gols nos dois jogos, o campeão será aquele que tiver marcado o maior número de gols fora de casa. Se persistir a igualdade neste quesito, será realizada prorrogação.
Se o tempo extra também ficar empatada, com ou sem gols anotados, o confronto irá para as cobranças de pênaltis.
Prováveis escalações:.
Tigres: Guzmán; Jiménez, Juninho, Ayala e Nilo; Damm, Pizarro e Briseño; Aquino, Rafael Sóbis e Gignac. Técnico: Ricardo Ferretti.
América: González; Paul Aguilar (ou Burón), Goltz, Pablo Aguilar e Samudio; Sambueza, Martínez, Guerrero e Andrade; Peralta e Benedetto. Técnico: Ignacio Ambriz.
Árbitro: não divulgado.
Estádio Universitário, em San Nicolás de los Garza (México).