Topo

Fórmula 1

Leclerc conquista pole position do GP da Itália em meio a show de punições

Charles Leclerc, da Ferrari, volta a ser pole position depois de três etapas da temporada - Mark Thompson/Getty Images
Charles Leclerc, da Ferrari, volta a ser pole position depois de três etapas da temporada Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/09/2022 09h12Atualizada em 10/09/2022 15h34

Em meio às punições de nove dos 20 pilotos do grid, o treino de classificação para o GP da Itália de Fórmula 1 definiu Charles Leclerc (Ferrari) como pole position, com o tempo de 1min20s161. É a 17ª pole da carreira do piloto nascido em Monaco, sendo a oitava neste ano. Ele agora busca a vitória correndo com torcida a favor no país-sede de sua equipe.

George Russel (Mercedes) completa a primeira fila mesmo marcando somente o sexto melhor tempo do dia, com a dupla da McLaren formada por Lando Norris e Daniel Ricciardo na sequência. Max Verstappen (Red Bull) anotou o segundo melhor tempo do Q3, mas perdeu cinco posições por trocar um componente de seu motor e larga em sétimo.

A 16ª etapa da temporada 2022 começa às 10h (de Brasília) neste domingo.

Q3

Nos primeiros cinco minutos da atividade, Sainz anotou 1min20s584, seguido por Leclerc e Verstappen com uma diferença de pouco mais de dois décimos no trio. Já no último minuto, sem necessidade nem de ajuda do companheiro espanhol, Leclerc marcou o tempo de 1m20s161 e alcançou a pole position para a festa da torcida italiana. Os melhores tempos da sequência foram de Verstappen, Sainz, Perez e Hamilton, mas todos vão precisar cumprir punição, o que abriu espaço para George Russell no grid.

Veja o grid de largada do GP da Itália

1º - Charles Leclerc (MON/Ferrari)
2º - George Russell (ING/Mercedes)
3º - Lando Norris (ING/McLaren)
4º - Daniel Ricciardo (AUS/McLaren)
5º - Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri)
6º - Fernando Alonso (ESP/Alpine)
7º - Max Verstappen (HOL/Red Bull)
8º - Nyck de Vries (HOL/Williams)
9º - Guanyu Zhou (CHN/Alfa Romeo)
10º - Nicholas Latifi (CAN/Williams)
11º - Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin)
12º - Lance Stroll (CAN/Aston Martin)
13º - Sergio Perez (MEX/Red Bull)
14º - Esteban Ocon (FRA/Alpine)
15º - Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo)
16º - Kevin Magnussen (DIN/Haas)
17º - Mick Schumacher (ALE/Haas)
18º - Carlos Sainz (ESP/Ferrari)
19º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
20º - Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri)

Q2

Verstappen foi o primeiro a abrir volta rápida, com 1min21s265. Leclerc rapidamente superou o tempo do holandês. Depois de uma desistência na primeira tentativa, anotou 1min21s208, só três décimos a menos do que Sainz, com o ótimo tempo de 1min20s878. Ninguém superou o tempo do espanhol.

Yuki Tsunoda, que terá que pagar punição, nem foi à pista no Q2. Além do piloto do Alpha Tauri, também foram eliminados Esteban Ocon (Alpine), Valtteri Bottas (Alfa Romeo), Nyck de Vries (Williams) e Guanyu Zhou (Alfa Romeo).

Q1

Verstappen voou desde os primeiros minutos do treino classificatório, sempre dividindo os melhores tempos com Leclerc, Sainz, Perez e George Russell. Com mais ou menos dez minutos de Q1, o holandês derrubou a dobradinha da Ferrari na liderança com o tempo de 1min20s922, 0s358 à frente do monegasco. Uma curiosidade desta primeira tarde da atividade foi o desempenho de Nyck de Vries, o substituto provisório do afastado com apendicite Alexander Albon na Willians, à frente do companheiro Nicholas Latifi mesmo com volta deletada.

Nyck - Dan Mullan/Getty Images - Dan Mullan/Getty Images
O piloto holandês Nyck de Vries se classificou para o Q2 e Nicholas Latifi, não
Imagem: Dan Mullan/Getty Images

Foram eliminados Nicholas Latifi (Williams), Sebastian Vettel (Aston Martin), Lance Stroll (Aston Martin), Kevin Magnussen (Haas) e Mick Schumacher (Haas).

Relembre como foram os treinos livres:

TL3

Verstappen já tinha liderado o terceiro e último treino livre do Grande Prêmio da Itália mais cedo, às 8h, com a marca de 1min21s252. Em segundo, Leclerc marcou 1min21s529, enquanto Sérgio Perez ficou na terceira colocação, registrando 1min21s848. A sequência ainda contou com Carlos Sainz, da Ferrari, em 4º, e Fernando Alonso, da Alpine, em 5º. Discreto, o piloto da Mercedes Lewis Hamilton ficou apenas na 10ª posição.

9 dos 20 pilotos punidos

Nove pilotos tiveram punições anunciadas no TL3 por causa de alterações em seus carros para além do regulamento: Verstappen e Ocon (5 posições por trocas de componente do motor), Hamilton e Sainz (largam no fim do grid por trocas no motor e do câmbio, no caso de Sainz), Yuki Tsunoda (fim do grid por trocas no motor e acúmulo de punições) Perez (10 posições), Bottas, Magnussen e Mick Schumacher (15 posições por trocas no motor).

Mick, inclusive, passou novamente por um problema mecânico que o tirou de quase toda a sessão, voltando somente quando faltavam oito minutos no cronômetro. Ontem, o alemão teve falhas no motor, hoje, problemas na embreagem. Já o estreante de última hora Nyck de Vries, reserva da Mercedes, ficou em 14º com a Williams.

TL2 e TL1

Ontem (9), os dois primeiros treinos livres para o Grande Prêmio da Itália contaram com dobradinha da Ferrari. "Em casa", Charles Leclerc (1m22s410 no TL1) e Carlos Sainz (1m21s664 no TL2) registraram as melhores voltas. Ainda no TL1, Sainz ficou na segunda posição com 1m22s487 seguindo de perto seu parceiro de escuderia. George Russell, da Mercedes, fechou o pódio com 1m22s689. Lewis Hamilton, também da Mercedes, foi o 4º, e Max Verstappen, da Red Bull, completou o Top 5.

Já no TL2, Verstappen ficou atrás do competidor espanhol, anotando 1m21s807. Leclerc, com 1m21s857, ficou na terceira colocação. Lando Norris, da McLaren, e George Russell, Mercedes, foram o P4 e P5, respectivamente.

Fórmula 1