Topo

Nem Gabriel Medina, nem Italo Ferreira: outro surfista é soberano no Brasil

Filipe Toledo é tricampeão da etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe Imagem: WSL/Poullenot/Divulgação

Gustavo Setti

Do UOL, em São Paulo

23/06/2022 04h00

Os campeões mundiais Gabriel Medina e Italo Ferreira ainda buscam o primeiro título na etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe. Quem domina mesmo é Filipe Toledo, atual líder do ranking mundial e tricampeão do evento realizado no Brasil. A janela do Oi Rio Pro começa hoje e vai até a próxima quinta-feira (30).

Filipinho conquistou o primeiro título em 2015, quando o campeonato era realizado na Barra da Tijuca, no Rio. O surfista de Ubatuba ainda fez a dobradinha em 2018 e 2019, já em Saquarema, que recebe o evento desde 2017.

Desde que a etapa passou a se chamar Oi Rio Pro, em 2015, ele ganhou 21 das 24 baterias que disputou, com aproveitamento de 87,5%. Foram duas derrotas na Barra da Tijuca e só uma em Saquarema. Por isso, ele chega ao evento deste ano como favorito. Medina e Italo têm o terceiro lugar como melhores resultados na etapa brasileira.

Filipe Toledo na ponta

Filipe Toledo é o atual líder do ranking mundial Imagem: WSL

Atual vice-campeão mundial, Filipinho é o dono da lycra amarela, de líder do ranking em 2022. Ele soma 40.040 pontos e vem de quatro finais nas últimas cinco etapas. Um bom resultado no Brasil encaminha a vaga do surfista no WSL Finals, em setembro, que reunirá apenas os cinco primeiros do ranking para decidir o título mundial da temporada.

Italo atualmente é o quarto colocado (28.300 pontos), com Medina em 23º (13.230). O tricampeão mundial abriu mão da primeira metade do calendário para cuidar da saúde física e mental. Desde que voltou, conquistou dois terceiros lugares nas duas etapas que disputou.

No feminino, Tatiana Weston-Webb, atual vice-campeã mundial, é a única representante brasileira. Ela ocupa a nona colocação do ranking (26.525).

Depois de Saquarema, o Circuito Mundial ainda passa por África do Sul (julho) e Taiti (agosto) antes do WSL Finals.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Nem Gabriel Medina, nem Italo Ferreira: outro surfista é soberano no Brasil - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte