Topo

Nadal com medo de escuro e Djoko sem pizza: veja curiosidades dos tenistas

Rafael Nadal e Novak Djokovic durante evento na Austrália; tenistas duelam hoje nas quartas de Roland Garros - Graham Denholm/Getty Images
Rafael Nadal e Novak Djokovic durante evento na Austrália; tenistas duelam hoje nas quartas de Roland Garros Imagem: Graham Denholm/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

31/05/2022 04h00

Você sabia que os tenistas Rafael Nadal e Novak Djokovic, que se enfrentam a partir das 15h45 (de Brasília) de hoje nas quartas de final de Roland Garros, têm algumas curiosidades pouco comuns?

Considerados ícones do esporte mundial, o espanhol e o sérvio possuem alguns hábitos fora das quadras que fogem do padrão. O UOL Esporte separou alguns deles abaixo.

Rafael Nadal

Rafael Nadal contra Stefanos Tsitsipas nas quartas de final do Australian Open 2021 - Reuters - Reuters
Imagem: Reuters

Nadal tem medo de escuro e de tempestades. Quem confirmou isso foi a própria mãe do espanhol, Ana María Parera, na biografia do filho.

Ele não gosta de escuro, por exemplo, e prefere dormir com a luz ou a TV ligada. Também não se sente muito à vontade com raios e trovões. Quando criança, ele se escondia embaixo de uma almofada e até hoje, se alguém precisa sair e pegar algo durante uma tempestade, ele não deixa"

Parera, aliás, revelou outras coisas das quais ele não tem nenhum tipo de apreço. "Ele detesta queijo, tomate e presunto. Eu também não sou uma fã de presunto, mas... queijo? É meio esquisito!", brincou.

Por outro lado, o tenista é tão fã de azeitonas que aceitou, em 2015, ser garoto-propaganda da Espanha em prol do fruto produzido no país europeu.

Quem está acostumada com os hábitos alimentares de Nadal é a esposa Maria Francisca Perello: e não por ser a atual companheira dele, mas sim por ser quase a única parceira amorosa do atleta. Os dois mantêm um relacionamento desde 2005, quando ele tinha menos de 20 anos.

Por fim, o esportista mantém um ritual quase que único durante os jogos: exatamente 45 minutos antes de uma partida, ele toma uma ducha gelada. Depois do banho, há uma ordem específica a ser seguida para colocar o uniforme, incluindo nivelar as meias na mesma altura. Tudo para manter o foco e não sair do script.

Novak Djokovic

O tenista sérvio Novak Djokovic em um treino na Austrália antes de ser deportado - Daniel Pockett/Getty - Daniel Pockett/Getty
Imagem: Daniel Pockett/Getty

Assim como o adversário de hoje, Djoko tem hábitos alimentares que são, no mínimo, incomuns. Ainda no início da carreira, ele descobriu que era alérgico a alguns alimentos com glúten e precisou cortar a pizza. O detalhe é que seu pai, Srdjan, era dono de um estabelecimento que vendia, justamente, a iguaria.

Em meio à rígida dieta, o sérvio também não curte água gelada — e não importa o calor que faça. Em todos os jogos, ele utiliza apenas garrafas com o líquido em temperatura ambiente. Beber água, aliás, é a primeira atitude do atleta ao acordar.

Além de se hidratar, Djokovic usa parte de seu dia para fortalecer a saúde mental. Ele pratica ioga, tai chi chuan e meditação constantemente e é adepto da cultura oriental.

Outro hábito pouco conhecido do esportista tem relação com o seu lado "zen". O sérvio não dispensa um bom livro e é entusiasta de música clássica, conforme já afirmou a primeira técnica do atleta, Jelena Gencic.

Além da professora, outra Jelena faz parte da vida do sérvio: Jelena Djokovic, atual esposa do tenista. Assim como o adversário Nadal, o esportista conheceu a parceira em 2005 e, desde então, o casal está junto.