Topo

Paulo André abre os planos sobre atletismo e diz querer 'voltar com tudo'

Paulo André, atleta brasileiro dos 100m rasos e vice-campeão do BBB 22 - Reprodução/TV
Paulo André, atleta brasileiro dos 100m rasos e vice-campeão do BBB 22 Imagem: Reprodução/TV

Do UOL, em São Paulo

01/05/2022 10h18

Vice-campeão do Big Brother Brasil 2022, Paulo André agora acelera os planos para voltar à rotina de atleta. O velocista dos 100m rasos tem calendário cheio neste ano, com Troféu Brasil já em junho, depois Mundial de Atletismo no mês seguinte, e revelou hoje (1º) não quer perder tempo.

"Este é um ano cheio. Estou organizando tudo o que está acontecendo comigo, porque é tudo muito novo para mim. Mas tenho certeza que posso levar tudo isso [do BBB] para ser um novo atleta, em uma nova fase, transcender o que tenho hoje. Quero voltar com tudo", disse PA em entrevista ao programa Esporte Espetacular.

Paulo André entrou no BBB como principal nome do Brasil nos 100m rasos masculino. Ele chegou às semifinais da prova nos Jogos Olímpicos de Tóquio, resultado que na ocasião considerou decepcionante, mas acredita ter caminho para evoluir na volta ao esporte. Com o melhor tempo da carreira em 10.02s, a meta é se tornar o primeiro atleta sul-americano da história a baixar da casa dos 10 segundos.

"A Olimpíada [em Tóquio] foi uma competição muito forte. Na pesquisa, seis meses antes, vi que meu melhor resultado tinha boas chances de chegar na final, mas de repente o mundo todo começou a correr muito, atletas de vários países. Foi minha primeira vez na Olimpíada. Espero poder voltar em Paris [em 2024] e quem sabe trazer esta medalha para gente", projeta PA.

Durante o BBB, chamou a atenção do público as adaptações que Paulo André fez em seus treinos para não ficar totalmente parado enquanto estivesse na casa. Um dos exercícios viralizou quando ele pulou cinco degraus de uma escada.

"Faço bastante este estilo de treino [na escada]. O pessoal leigo acha que corrida é só correr, mas não é: tem uma série de exercícios, de treinamento que ajudam a gente no hábito de correr. Não levei [ao BBB] um planejamento à risca, mas tinha, sim, uma ideia do que fazer para que meu corpo não esquecesse daquilo. Então consegui improvisar algumas coisas", afirma.