Topo

Fórmula 1

Veja a mudança radical da Mercedes em duas semanas de treinos da F1

Do UOL, em São Paulo

10/03/2022 09h57

O primeiro dia da etapa final de testes de pré-temporada da F1, no Bahrein, começou agitado. A Mercedes ousou e levou para a pista o novo carro, W13, com um conceito radical 'sem sidepods', bem diferente do modelo apresentado em Barcelona, em fevereiro. O design minimalista dos sidepods chamou a atenção e até gerou uma polêmica envolvendo o chefe da Red Bull Racing.

Após os testes na Espanha, havia rumores de que a equipe alemã estava planejando atualizações 'agressivas' antes da primeira corrida da temporada de 2022, de acordo com a 'Sky Sports'. A nova versão do W13, com sidepods quase invisíveis e com aletas na lateral do carro para melhorar o fluxo de ar, provou que as especulações estavam corretas.

Por conta das mudanças profundas do Regulamento Técnico para a temporada de 2022 da F1, cada equipe está fazendo alterações em seus carros de acordo com a interpretação minuciosa do documento. O objetivo da modificação no regulamento é permitir que os pilotos andem mais próximos uns dos outros.

Tanto que o novo design gerou uma polêmica envolvendo Christian Horner, chefe da Red Bull Racing. De acordo com o portal "Auto Motor und Sport', Horner teria dito que a alteração no carro da Mercedes "não era legal": "O novo Mercedes viola o espírito do regulamento. Para nós existem algumas partes que não são legais."

No entanto, a equipe emitiu um comunicado negando qualquer comentário de seu chefe. "Christian Horner não deu nenhuma entrevista sobre o carro da Mercedes. Quaisquer citações atribuídas a ele nesta manhã é incorreta", dizia a nota.

Em um vídeo detalhando as mudanças no carro de 2022, o chefe de alta performance da Mercedes, Hywel Thomas, admitiu uma "enorme mudança" no design dos sidepods. "Uma grande parte do trabalho foi dedicada a este carro para tentar obter esse resfriamento de maneira mais eficiente", afirmou Mike Elliot, diretor técnico da equipe alemã.

Enquanto todas as atenções ficavam no novo sidepods, um outro detalhe pode ter passado despercebido: o adesivo de numeração do carro. O design mais destacado até rendeu uma publicação à parte da Mercedes em suas redes sociais.

Fórmula 1