Topo

Cartolouco vira "Cartocoach" e ajudará jovens em mentorias sobre carreira

Imagem: Reprodução/RedeTV!

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

21/05/2020 04h00

Fora da Globo desde o último mês de abril, o jornalista Lucas Strabko, o Cartolouco, vai se aventurar na área de palestras. Nas próximas semanas, ele passará a ser coach, com dicas sobre como ter uma carreira de sucesso no jornalismo e na área empresarial em uma plataforma online especializada nesse tipo de serviço para profissionais.

Em conversa com o UOL Esporte, Cartolouco admitiu que o fato aconteceu sem ele esperar muito. O convite aconteceu logo depois de sua saída da emissora carioca, através de uma mensagem no Instagram. O jornalista gostou da conversa e achou que poderia, de fato, ajudar de alguma forma.

"Foi muito do nada. Quando fui demitido [da Globo], um cara entrou em contato, de uma empresa que faz agenciamento de pessoas. Estava no Instagram e 'pá!', do nada apareceu uma questão de eu fazer uma mentoria. Pensei o que era isso e o cara respondeu na hora a minha mensagem. Ele disse que tinham aberto uma plataforma de mentoria e me convidaram", disse o apresentador.

O foco de sua mentoria será para o público jovem, que ainda está saindo da universidade. Strabko, até por também ser jovem, entende que pode ajudar garotos comuns que estão sofrendo bastante na vida.

Imagem: Divulgação

"Eu fui pesquisar, eu fui entender, e na minha vida as coisas sempre foram meio do nada (risos). Eu acho que posso colocar em prática uma ideia que eu sempre tive, que é sobre a questão do jovem. Hoje em dia, o jovem sofre demais, demais mesmo. O jovem sofre em relação a tudo, a emprego, a vida pessoal. É difícil ser jovem, é muita pressão de fazer acontecer. Mas o mercado de trabalho paga muito pouco, não te dá oportunidade, te faz sofrer muito. E eu sou jovem, tenho 25 anos. E é uma coisa muito triste, é um dado isso: entre pessoas de 15 e 24 anos, o suicídio é a segunda maior causa de morte. Como tanta gente deixa a vida com tanto para construir? É por isso que eu queria falar com essas pessoas", explica ele.

"Com 21 anos, realizei o maior sonho da minha vida"

Quando postou em seus stories do Instagram sobre o assunto, Cartolouco foi vítima de piadas de alguns seguidores, já que não poderia falar sobre ter uma carreira de sucesso tão novo. Strabko falou sobre as críticas e disse que, mesmo com tão pouca idade, realizou o maior sonho que tinha: trabalhar na Globo.

"Eu vi umas pessoas me zoando e tal sobre 'Cartolouco e carreira de sucesso', mas eu com 21 anos, eu realizei o meu maior sonho, que era trabalhar na Globo. Com 22, ainda na cadeira da faculdade, eu já estava cantando a música de fim de ano na Globo. Com 23, virei o apresentador mais novo da história do SporTV. Acho que falando sobre jovens, para os jovens, eu tive sim uma carreira de sucesso. Eu realizei o meu sonho. E é isso que eu quero falar para essas pessoas, para dizer para elas que é possível realizar os sonhos delas", disse o jornalista.

A ideia de Cartolouco é fazer uma mentoria gratuita e conversar com jovens que se interessem a falar sobre o assunto:

"A ideia é fazer uma mentoria de graça, para conversar com o jovem, mas não para iludir ou vender o sonho, mas a gente debater junto, caso a caso, o que essas pessoas precisam fazer para realizar os seus sonhos. Porque eu acho que o jovem se perdeu muito nas decisões de fazer faculdade, porque muito jovem faz o curso para ganhar dinheiro, mas esqueceu de ser feliz, do que vai fazer bem para ele. E muita gente me falava que eu ia ser pobre com o jornalismo. Eu até sou uma semi-f***, mas sou um semi-f*** feliz demais!", contou, com bom humor.

Cartolouco disse que cobrará apenas de instituições que queiram que ele palestre em escolas e faculdades, mas não irá cobrar nada de alunos.

"Eu acho justo cobrar das empresas, porque elas cobram dos alunos. Então é uma troca. Mas de jovem pra jovem, tem que ser um papo. E eu me acho, mesmo novo, me acho capaz de passar conteúdo, porque sei o que o jovem passou e passa na faculdade, eu sei como é difícil se formar. É complicado demais, eu já passei por tudo isso e consegui ser bem-sucedido. Mesmo com pouca idade, tive uma experiência de vida incrível", concluiu.

Por fim, ele diz que não fará palestras e mentorias de forma convencional: "Não vai ser falar uma coisa bonita, todo mundo bater palma e gritar. Não vai ser isso. Acho até errado falar que é uma mentoria, é um papo. Um papo direto, os jovens e eu", finalizou o jornalista.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cartolouco vira "Cartocoach" e ajudará jovens em mentorias sobre carreira - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Esporte vê TV