Topo

Inglaterra responde à haka da Nova Zelândia e é multada no Mundial de rúgbi

Inglaterra responde à haka - Reprodução/YouTube
Inglaterra responde à haka Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

30/10/2019 14h51

A Inglaterra foi multada por invadir o campo da Nova Zelândia enquanto o time fazia a haka, sua tradicional celebração antes de entrar em campo nas partidas de rúgbi. A iniciativa - chamada de genial pelo técnico neozelandês - partiu de uma resposta para os rivais, uma reação à dança.

A seleção inglesa terá de pagar 2 mil libras - cerca de R$ 10 mil - por ter entrado no campo dos rivais enquanto os All Blacks faziam sua apresentação na semifinal da Copa do Mundo, sábado, no Japão.

A polêmica se deu porque os ingleses passaram do meio do campo enquanto os neozelandeses faziam o ritual, com seis jogadores e um posicionamento do time inglês formado em V, para responder aos adversários.

Os ingleses venceram o jogo por 19 a 7.

Apesar da multa, o gesto foi aplaudido pelo técnico neozelandês, que achou a ideia "bastante brilhante e criativa". O problema foi apenas cruzar a linha do campo. "A resposta da Inglaterra é o que todos deveriam fazer. Me pareceu fantástico. Se você entende a haka, ela requer uma resposta", afirmou Steve Hansen.

O valor de multas do Mundial será doado para instituições de caridade.

A final da Copa do Mundo de Rúgbi acontece no sábado. A Inglaterra enfrenta a África do Sul.