Topo

Bia Haddad vence espanhola e vai à semifinal de torneio WTA pela 1ª vez

Tenista brasileira Bia Haddad em ação contra Sara Sorribes Tormo em Seul - Lee Jin-man/AP
Tenista brasileira Bia Haddad em ação contra Sara Sorribes Tormo em Seul Imagem: Lee Jin-man/AP

Do UOL, em São Paulo

22/09/2017 09h21

Nesta sexta-feira (22), Bia Haddad venceu a espanhola Sara Sorribes Tormo por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/4, em jogo valido pelo WTA de Seul, e se classificou para as semifinais do torneio. Com isso, a brasileira já garantiu seu melhor resultado em um torneio da elite do tênis profissional.

"Estou muito feliz com mais uma vitória aqui em Seul! A menina tinha um jogo totalmente diferente do das que eu joguei contra. Eu sabia que ia depender muito de mim, porque ela jogava um pouquinho mais lento e usava muito slice, então eu tinha que estar ligada para entrar nas bolas e ser agressiva o tempo todo. A gente acaba cometendo mais erros, mas era o que eu tinha que fazer. A chance que eu tinha era ter paciência, ser firme e fazer acontecer as bolas, e deu certo", afirmou Bia, por meio de sua assessoria de imprensa.

Antes de chegar à semifinal em Seul, Bia tinha chegado até às quartas de finais de outros dois torneios do circuito da WTA: no Rio de Janeiro, em 2015, e em maio deste ano, na República Tcheca.

Vivendo o melhor ano de sua carreira, Bia Haddad ocupa a 71ª colocação no ranking mundial e é a melhor brasileira na lista. Em 2017, a tenista venceu seu primeiro jogo de Grand Slam na carreira e se tornou a oitava do país a aparecer entre as 100 primeiras da WTA.

Na semifinal, Bia vai enfrentar a holandesa Richel Hogenkamp, 119ª no ranking da ATP. As duas tenistas mediram forças no Challenger de Caseta, em 2013, e Bia venceu por 2 a 1.

"Me lembro que foi um jogo duro na ocasião. Ela é uma jogadora mais velha (25 anos), experiente, que varia bastante as jogadas. Tenho que manter essa pegada, jogar tranquila, com paciência e desfrutar do jogo", disse Bia.

Na outra chave, a letã Jelena Ostapenko, décima colocada no ranking, decide vaga na decisão com a tailandesa Luksika Kumkhum, 155ª.