Topo

Hoyama é destronado como nº 1 do Brasil depois de oito anos

Da Redação<br/> Em São Paulo

05/11/2004 15h32

Pela primeira vez em oito anos Hugo Hoyama não aparece como melhor mesa-tenista do Brasil. Depois de derrotar na Copa do Mundo o atual campeão olímpico, o sul-coreano Ryu Seung-min, o cearense Thiago Monteiro assumiu a primeira posição no ranking nacional.

No ranking divulgado pela ITTF (sigla em inglês para Federação Internacional de Tênis de Mesa) nesta semana, Thiago Monteiro aparece na 102ª posição do ranking mundial, nove posições à frente de Hugo Hoyama (111º), assumindo assim a posição de melhor mesa-tenista brasileiro.

Desde o falecimento de Cláudio Kano, em 1996, que Hoyama desfrutava da condição de melhor mesa-tenista do país no ranking mundial. Para o novo número um do Brasil, o resultado é um prêmio por seu esforço.

"Ser numero um do Brasil é uma coisa que eu encaro como uma conseqüência e não como um objetivo maior. Eu estou mais feliz por ter visto meu trabalho e esforço ser recompensado com essa vitória. A sensação de estar no caminho certo me agrada mais e me dá mais força para continuar", afirmou Monteiro.

Nos Jogos Olímpicos de Atenas, Monteiro foi o único representante da equipe brasileira de tênis de mesa a avançar à segunda rodada. Após vencer o iraniano Mohammedreza Akhlagh Pasand por 4 a 1, o cearense perdeu para Li Ching, de Hong Kong, por 4 sets a 1.

Além de Monteiro e Hoyama, outros três atletas brasileiros aparecem entre os 400 melhores mesa-tenistas do planeta. Gustavo Tsuboi é o número 273, Cazuo Matsumoto é o 277 e finalmente Hugo Hanashiro aparece na 327ª colocação.