Topo

Daniel Cargnin derrota número 1 do mundo e vai à semifinal no judô

Daniel Cargnin, judoca brasileiro, derrota número 1 do mundo na categoria até 66 kg e vai à semifnal olímpica Imagem: Gaspar Nóbrega/COB

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/07/2021 02h37

O brasileiro Daniel Cargnin está vivo na briga por medalha nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Na madrugada deste domingo (25), ele superou Manuel Lombardo, da Itália, e se classificou para as semifinais da categoria até 66 kg. A vitória em cima do número 1 do foi conquistada com um waza-ari. Agora, ele irá enfrentar Hifumi Abe, do Japão, a partir das 5h (de Brasília).

O início da luta foi agitado, com os judocas buscando combate todo o tempo. Do meio para o fim, os dois diminuíram a combatividade e acabaram levando advertência por esse motivo.

O brasileiro aplicou um ótimo waza-ari faltando poucos segundos para o fim do combate, imobilizou o adversário e cravou sua vaga para a semifinal.

Na primeira rodada, Cargnin venceu o egípcio Mohamed Abdelmawgoud no golden score, quando o brasileiro conseguiu um ippon logo nos primeiros segundos. No tempo normal, o duelo foi marcado pelo equilíbrio, e cada judoca terminou com uma punição. A primeira para o egípcio, e a segunda logo depois para Cargnin.

Nas oitavas de final, o brasileiro venceu Denis Vieru, da Moldávia, com um waza-ari também no golden score.

Aos 23 anos, Daniel Cargnin é a grande revelação do judô masculino nos últimos anos. Ele foi campeão mundial junior em 2017, em Zagreb, na Croácia - ele já tinha um bronze no torneio, de 2015. Além diso, foi vice-campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019.

A sua categoria, meio-leve (até 66kg), tem tradição: Rogério Sampaio foi campeão olímpico em Barcelona-1992, e Henrique Guimarães foi bronze quatro anos depois - os dois ganharam medalhas quando a categoria ainda tinha limite de 65kg.

Mas a grande referência dele é João Derly, que conquistou duas medalhas de ouro no Mundial (em 2005 e 2007), mas nunca chegou ao pódio olímpico. Os dois são do mesmo clube, a Sogipa, e foram formados pelo mesmo treinador, Kiko.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Daniel Cargnin derrota número 1 do mundo e vai à semifinal no judô - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Judô