Topo

Rio recebe Copa do Mundo de piscina curta após 5 anos e com Cielo de coadjuvante

Sem grandes pretensões, Cielo vê Kaio Márcio<br>se tornar o destaque na Copa do Mundo no Rio - Satiro Sodré/CBDA
Sem grandes pretensões, Cielo vê Kaio Márcio<br>se tornar o destaque na Copa do Mundo no Rio Imagem: Satiro Sodré/CBDA

Bernardo Feital

No Rio de Janeiro

10/09/2010 07h03

Depois de cinco anos sem sediar a Copa do Mundo de natação em piscina curta, o Rio de Janeiro receberá a primeira etapa do Mundial a partir desta sexta-feira, no Parque Aquático Maria Lenk, na zona oeste carioca. Com César Cielo sem grandes pretensões na competição, após o fim da temporada de piscinas longas, o status de estrela fica por conta de Kaio Márcio, que é recordista mundial dos 200m borboleta em piscina de 25 metros.

A competição irá até o próximo domingo e contará com a presença de 13 países no torneio. A entrada para o evento é gratuita. Além da etapa brasileira, mais seis competições seguirão até o dia 7 de novembro, quando o campeonato mundial se encerrará em Estocolmo, capital da Suécia.

Dentre os competidores brasileiros, além de Kaio Márcio e César Cielo, outros grandes nomes entrarão nas piscinas curtas do Maria Lenk. Thiago Pereira espera manter a boa atuação que teve no Pan-Pancífico, quando conquistou duas medalhas de bronze, nos 200m e 400m medley.

“Estou bem preparado para mais esta importante competição e pretendo representar bem o Brasil. Espero manter o ritmo de bons resultados e continuar bem para as demais disputas do ano”, declarou o nadador do Corinthians.

Apesar de estar em clima de final de festa, com o fim da temporada chegando, César Cielo espera melhorar seu tempo em piscinas curtas. Sem atuar neste tipo de competição desde 2008, na etapa do Mundial disputada em Belo Horizonte, o campeão olímpico espera um bom desempenho no Rio.

“Quero pelo menos melhorar meu tempo nas piscinas curtas. Claro que, na hora, não pensamos em perder e vamos para ganhar. A temporada ainda não acabou e vamos trabalhar para ir bem nesta competição”, avisou.

Dos astros internacionais, os destaques ficam por conta do americano Peter Marshall (50m costas piscina curta), o alemão Steffen Driebler (50m borboleta piscina curta), o russo Arkady Vyatchanin (200m costas piscina curta), a holandesa Henkelien Schreuder (100m medley e 4x100m livre piscina curta) e a sueca Therese Alshammar (50m borboleta piscina curta).

O Brasil já sedia a etapa do circuito Mundial em piscina de 25 metros desde março de 1998, no Rio de Janeiro. Na ocasião, foi a estreia de um país das Américas na organização do evento. Depois desta data, apenas em 2009 não ocorreu a competição em terras brasileiras.