Topo

Jade conquista Brasileiro no solo; Diego fatura duas medalhas de ouro

Do UOL Esporte

Em São Paulo

28/11/2009 20h12

Jade Barbosa conquistou neste sábado seu primeiro título depois dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. Em Porto Alegre, ela venceu a prova do solo do Campeonato Brasileiro de ginástica artística e rítmica e festejou o bom retorno aos tablados após se recuperar de uma grave lesão no punho direito. Entre os homens, o grande destaque foi Diego Hypólito, que ganhou o ouro no solo e também no salto.

Grande destaque da ginástica artística brasileira em 2007 e 2008, Jade havia ficado sem competir por mais de um ano até esta sexta, quando disputou o individual geral do Brasileiro. Neste sábado, ela superou Ethiene Franco, prata, e Priscila Cobello, bronze no aparelho.

“Eu estava desacreditada”, admitiu Jade. “No início do ano, pensei que nunca mais conseguiria competir bem e acabei recebendo todo esse carinho do público. Estou muito feliz e emocionada com tudo o que aconteceu aqui. Foi um grande recomeço”, acrescentou a ginasta, que terminou na quarta colocação na disputa do salto – Letícia Costa foi campeã, seguida de Bruna Leal e Priscila Cobello.

“Consegui fazer bem o solo, mas no salto e nas paralelas ainda tenho algumas dificuldades”, reconheceu Jade. “Estou satisfeita de um modo geral, mas é importante um atleta ser exigente com si mesmo para que possa evoluir cada vez mais. E, depois do Brasileiro, estou ainda mais motivada para continuar treinando e buscar bons resultados no futuro”, garantiu.

Ainda na categoria feminina, Ethiene foi a campeã da prova das traves, seguida por Bruna, enquanto Juliana Santos completou o pódio do aparelho. Por fim, nas assimétricas, Bruna Leal ficou com o ouro, enquanto Ethiene fechou no segundo lugar e Khiuani Dias, em terceiro.

Diego lança Hypólito 3

Nas provas masculinas, Diego Hypólito justificou seu favoritismo nos tablados e conquistou duas medalhas de ouro. Depois de executar o salto Hypólito 3 pela primeira vez na sexta-feira, neste sábado ele venceu a prova do solo, deixando para trás Victor Rosa – que havia sido campeão do individual geral na sexta-feira –, prata, e Arthur Zanetti, bronze.

“Aproveitamos essa competição já para nos preparar para a próxima temporada”, admitiu Diego. “Estou muito feliz, pois os resultados foram bons e consegui fechar o ano com chave de ouro”, discursou.

Diego também foi campeão do salto, à frente de Arthur Zanetti e Henrique Motta. Zanetti ainda foi campeão das argolas, à frente de Henrique Flores e Caio Costa. O veterano Mosiah Rodrigues venceu o aparelho do cavalo, à frente de Péricles Silva e Sérgio Eras.

Por fim, nas paralelas, Péricles Silva bateu Sérgio Sasaki para ficar com a medalha de ouro, deixando o adversário com a prata. Caio Costa, bronze neste aparelho, obteve melhor desempenho nas barras fixas, sendo campeão. Francisco Barreto terminou com o vice, e Mosiah, em terceiro.

Por fim, na disputa individual da ginástica rítmica, Angélica Kvieczynski atraiu para si todas as atenções. A atleta da Sadia venceu as cinco provas disputadas, faturando os primeiros lugares em todos os exercícios (fita, arco, corda e bola) e, consequentemente, no individual geral.

“Já esperava obter bons resultados porque treinei muito e me preparei para isso. Mas nunca estou satisfeita e sei eu ainda tenho muito o que melhorar”, declarou Angélica, que também compõe a seleção brasileira de ginástica rítima.