UOL Esporte Futsal

Tiago

"Ser escolhido o melhor do mundo e ser eleito o terceiro melhor do mundo entre os jogadores é ótimo. Só quem é goleiro sabe o que é isso".

Data de nascimento
09/03/1981
Local de nascimento
São Paulo (SP)
Peso e altura
75 kg / 1,73 m
Clube
Malwee Jaraguá
Posição
Goleiro

Assim como seu companheiro de seleção Rogério, Tiago também começou na linha para depois se firmar debaixo das traves. Porém, o goleiro foi mais longe que seu parceiro, chegando até atuar em um time no futebol de campo.

"Joguei campo até os 17 anos. Era centroavante no Corinthians. Ao mesmo tempo jogava futsal, no gol. Aí teve uma hora que tive decidir. Aos 18 anos, fiquei só no salão. Achava mais dinâmico, mais ágil, eu gostava mais", diz ele.

E a escolha rendeu frutos nesta Copa do Mundo. Tiago foi eleito o melhor goleiro do mundo, o terceiro melhor jogador da competição, além de se sagrar campeão dentro de casa. O goleiro confirmou que ainda não tem noção do valor de suas conquistas.

"Só quem é goleiro sabe o que é isso. Você ser escolhido o melhor do mundo e ser eleito o terceiro melhor do mundo entre os jogadores. Na verdade eu não sei como estou me sentindo ainda quando cair a ficha eu te digo. Acho que esse lado de premiações individuais é importante".

Tiago é apontado como um dos prováveis líderes da nova geração do Brasil na modalidade, mas ele descarta o rótulo. "Sou só mais um. Só mais um que vai tentar continuar a ajudar o Brasil a conquistar mais títulos mundiais, mais torneios, tudo que a gente disputar", explicou.

"Toda a Copa do Mundo foi um sonho, assim como todo esse ano. Esse ano foi excepcional, e agora não acabou o ano ainda, mas posso dizer que fechamos os quatro anos de planejamento do PC e da comissão técnica com chave de ouro, medalha de ouro, luva de ouro, troféu de ouro, então não tem nem o que dizer".

Sedes

Localização das Sedes

Destaque do Brasil

Beto Costa/CBFS/Divulgação

Falcão

Principal jogador da seleção brasileira, o ala conquistou um título inédito na sua carreira, já que não foi campeão da Copa do Mundo nos anos de 2000 e 2004. Além disso, Falcão foi eleito o melhor jogador da competição, disputada no Brasil