UOL Esporte Futsal

Ciço

"A gente não apareceu tanto assim para as pessoas de fora, para os torcedores, mas dentro da seleção sim".

Data de nascimento
16/10/1981
Local de nascimento
Florianópolis (SC)
Peso e altura
72 kg / 1,77 m
Clube
El Pozo Múrcia (ESP)
Posição
Fixo

Especialista em marcação, Ciço foi um dos 'anjos da guarda' da defesa do Brasil. O jogador é velho conhecido do técnico PC de Oliveira, desde quando os dois trabalharam juntos na Ulbra em 2003.

O ala Falcão acabou ganhando notoriedade pelos seus dribles de efeito e as jogadas belíssimas que pratica. Pois pouca gente sabe que, para o craque poder mostrar o que sabe no ataque, foi necessário alguém sempre pronto para equilibrar o balanço defensivo da equipe. Esse foi o principal papel de Ciço na Copa do Mundo.

"A gente não apareceu tanto assim para as pessoas de fora, para os torcedores, mas dentro da seleção a gente sabe a importância que a gente tem na parte tática", explicou Ciço.

Ciço destacou que uma das chaves para o título foi a comunicação do Brasil dentro de quadra. "A gente conversa muito por ser um jogador de trás, que vê praticamente o jogo de frente. A gente procura orientar, mas às vezes até não dá para falar 'pô, defende ali' de uma forma calma. A gente fala de uma forma mais agressiva, mas o pessoal escuta e entende", declarou o jogador.

Sedes

Localização das Sedes

Destaque do Brasil

Beto Costa/CBFS/Divulgação

Falcão

Principal jogador da seleção brasileira, o ala conquistou um título inédito na sua carreira, já que não foi campeão da Copa do Mundo nos anos de 2000 e 2004. Além disso, Falcão foi eleito o melhor jogador da competição, disputada no Brasil