UOL Esporte Futsal

Schumacher

"Sinto que estou no meu auge e, com o título, nada mais falta em minha carreira", disse o jogador, eleito o segundo melhor da Copa.

Data de nascimento
31/08/1975
Local de nascimento
São Paulo (SP)
Peso e altura
85 kg / 1,87 m
Clube
Inter Movistar (ESP)
Posição
Fixo

O dito jogador universal é aquele que atua em qualquer posição dos atletas de linha no futsal. Schumacher, originalmente fixo, hoje atua também como ala ou pivô. Com dois mundiais na carreira, o atleta, enfim, conquistou a competição em 2008.

Hoje, aos 33 anos de idade, ele se diz mais maduro e estar vivendo o melhor momento da carreira. No ano passado, uma contusão o impediu de disputar os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, do qual o Brasil saiu campeão. Neste ano, porém, o atleta conseguiu ajudar os companheiros e foi fundamental para a conquista da taça na Copa do Mundo.

"No ano anterior a contusão foi algo ruim, que me impediu de jogar e defender a seleção brasileira no Pan. Fiquei frustrado, mas nesse ano estou muito bem. Sinto que estou no meu auge e, com esse título, nada mais falta na minha carreira", diz Schumacher.

O jogador foi eleito o segundo melhor da competição, em uma lista que premio somente os jogadores brasileiros. Campeão, o Brasil dominou as premiações da Copa do Mundo de futsal. Os três melhores da competição foram brasileiros. Assim como em 2004, Falcão foi eleito o melhor, desta vez Schumacher em segundo e Tiago em terceiro.

A sua equipe na Espanha, o Inter Movistar, vem disputando finais de campeonatos europeus contra equipes russas e acabou sendo derrotada em alguns jogos. Outra equipe espanhola, o El Pozo, de Múrcia, na final da Supercopa Européia no ano passado, também perdeu diante de um time russo.

O último jogo do atleta pela seleção brasileira em território brasileiro havia sido em dezembro de 2005, quando o Brasil enfrentou pela última vez a Espanha, jogando em Brasília (DF), com vitória de 2 a 1 para os brasileiros, tendo Schumacher marcado o segundo tento brasileiro na partida. O atleta voltou a jogar no país e se despediu em grande estilo, com o título em cima dos mesmos adversários, no Maracanãzinho.

Sedes

Localização das Sedes

Destaque do Brasil

Beto Costa/CBFS/Divulgação

Falcão

Principal jogador da seleção brasileira, o ala conquistou um título inédito na sua carreira, já que não foi campeão da Copa do Mundo nos anos de 2000 e 2004. Além disso, Falcão foi eleito o melhor jogador da competição, disputada no Brasil