UOL Esporte Futsal

Vinícius

Um dos maiores destaques da seleção em quadra, o jogador comandou o Brasil e foi decisivo para a conquista do título.

Data de nascimento
31/12/1977
Local de nascimento
Cuiabá (MT)
Peso e altura
81 kg / 1,77 m
Clube
El Pozo Múrcia (ESP)
Posição
Ala

Além da conquista da medalha de ouro, os Jogos Pan-Americanos de 2007 foram para Vinícius a sua lua-de-mel oficial. Ele casou no dia 7 de julho, data que seria dois dias antes da apresentação para a seleção brasileira, no Rio. Mas um imprevisto quase atrapalhou seu casamento.

"A apresentação ia ser dia 9. Mas adiantaram para o dia 4 e não dava mais para desmarcar o casamento. Acabei liberado para casar", conta o ala, que é irmão do craque Lenísio, ouro no Pan, mas que se lesionou no primeiro jogo contra a Guatemala.

A conquista do ouro no Rio de Janeiro foi somente foi uma preparação para o que viria em 2008. Um dos maiores destaques da seleção em quadra, o jogador comandou o Brasil e foi decisivo, principalmente nas assistências.

A alcunha não surpreende o jogador, que diz que executa isso bastante em seu clube, o El Pozo Murcia da Espanha. "As estatísticas do clube também são parecidas, até pela minha função em quadra. Sou sempre eu que cobro laterais, escanteios. Quando saem gols de estratégia geralmente são de passes meus", relembrou.

No entanto, a capacidade goleadora do ala também foi vista nessa competição, em que marcou cinco gols. No entanto, Vinícius prefere transferir os méritos para outros finalizadores da seleção brasileira.

"Mas o mérito melhor sempre é o da finalização, porque não adianta nada o passe bom se a finalização não for boa", reconheceu Vinicius.

Sedes

Localização das Sedes

Destaque do Brasil

Beto Costa/CBFS/Divulgação

Falcão

Principal jogador da seleção brasileira, o ala conquistou um título inédito na sua carreira, já que não foi campeão da Copa do Mundo nos anos de 2000 e 2004. Além disso, Falcão foi eleito o melhor jogador da competição, disputada no Brasil