UOL Esporte Futsal

Lenísio

Junto com Vinícius, seu irmão, e Falcão, seu companheiro de clube, Lenísio foi um dos grandes destaques da Copa do Mundo

Data de nascimento
23/10/1976
Local de nascimento
Cuiabá (MT)
Peso e altura
82 kg / 1,77 m
Clube
Malwee Jaraguá
Posição
Pivô

Considerado um dos melhores do mundo junto de Falcão, Lenísio tem marcas de goleador pouco vistas na história do futsal. Em 2005, na liga espanhola, chegou a ser o goleador com mais de 30 gols de diferença para o segundo artilheiro.

Premiado lá fora, Lenísio recusou a seleção brasileira por mais de quatro anos. Após jogar o Mundial de 2000, ele deixou o time dizendo que não estava confortável na equipe nacional. "Eu acho que eu perdi a vontade de estar na seleção pela maneira que eu via o time naquele tempo. Perdi a motivação e dei lugar aos que tinham. Agora, com PC e a comissão técnica veio a motivação", diz.

Com Vinícius, o irmão que também atua na seleção, ele conta também que tem boas lembranças de atuações conjuntas, mas ressalta que não é fácil. "É difícil jogar contra e jogar a favor com ele. É melhor jogar a favor, lógico. Como a gente é irmão, a gente procura não ficar muito junto para as pessoas não ficarem falando. Se bem que se fica separado, falam que a gente está brigando. Mas, no geral, a gente tenta se ver como um jogador comum".

Junto com seu irmão e Falcão, Lenísio foi um dos grandes destaques da Copa do Mundo. Ele foi o terceiro colocado na tabela de artilheiros, além de ter sido fundamental no esquema tático do treinador.

A tática de repetir com Falcão o que fez em seu clube, pelo menos na atual temporada da Liga Futsal, deu certo. Falcão e Lenísio foram respectivamente artilheiro e vice-artilheiro do time que conquistou a competição. Os dois, juntos, fizeram 43,5% dos gols da Malwee. "O Falcão foi uma pessoa que me ajudou muito na Malwee nos primeiros meses", reconheceu Lenísio.

Este entrosamento virou um trunfo do Brasil na inédita conquista da Copa do Mundo. A dupla, que esteve nas derrotas de 2000 e 2004, conseguiu o título e premiações individuais.

Sedes

Localização das Sedes

Destaque do Brasil

Beto Costa/CBFS/Divulgação

Falcão

Principal jogador da seleção brasileira, o ala conquistou um título inédito na sua carreira, já que não foi campeão da Copa do Mundo nos anos de 2000 e 2004. Além disso, Falcão foi eleito o melhor jogador da competição, disputada no Brasil