UOL Esporte Futsal

Falcão

Eleito melhor da Copa, o ala do Jaraguá disputou pela terceira vez o torneio e faturou um título inédito na sua já vitoriosa carreira.

Data de nascimento
08/06/1977
Local de nascimento
São Paulo (SP)
Peso e altura
78 kg / 1,77 m
Clube
Malwee Jaraguá
Posição
Ala

Eleito o melhor jogador do mundo de futsal pela Fifa após a Copa do Mundo de Taiwan, em 2004, o ala Falcão resolveu tentar a sorte no futebol de campo aproveitando a fama que já tinha dentro das quadras.

Porém, sem sucesso. Sua passagem de seis meses no São Paulo Futebol Clube foi frustrada pelo seu fraco desempenho. Reserva, entrou em alguns jogos do Campeonato Paulista e da Libertadores da América em 2005. No meio do semestre decidiu voltar ao Jaraguá e atualmente só pensa em terminar a carreira com brilho dentro das quadras. "Enquanto eu não tiver um título de importância, como o Mundial ou o Pan, eu não posso me sentir o melhor do mundo", disse ele, antes do ouro nos Jogos do Rio de Janeiro.

A carreira do ala começou em 1991, no Clube Guapira, onde ficou por apenas três meses. De lá, foi direto para o Corinthians, onde jogou por cinco anos, período em que passou sete vezes pelo futebol de campo, onde ficava dois ou três meses e acabava voltando ao futsal, sua verdadeira paixão.

O apelido surgiu neste início. Por causa de sua semelhança física com o pai, que era chamado da mesma maneira e também jogava bola no futebol amador, ele começou a ser chamado de Falcão.

A carreira na seleção brasileira de futsal também começou cedo. Na época, herdou a camisa 12 de Vander Iacovino, ex-capitão da equipe. "Vander me deu muitos toques e me ajudou muito. Espelhei-me muito nele. No meu jogo de estréia não fui tão bem; senti a pressão de entrar no lugar do Vander, mas ele foi lá e disse pro treinador que ele deveria dar seqüência nas minhas convocações, porque eu tinha futuro. Somos amigos até hoje!", declara.

Dentre os momentos mais marcantes de sua carreira, ele destaca um amistoso em que foi expulso pelo juiz, porém a torcida inconformada fez o jogador voltar para a quadra. "As pessoas jogavam coisas na quadra e gritavam com o juiz. Todo mundo começou a ir embora e para não ver a arena vazia, sugeriram pegar alguém da platéia para apitar o jogo. O juiz foi expulso e eu voltei no final do primeiro tempo. O pessoal do outro time entendeu e levou na esportiva. Essa é uma história que vou guardar para sempre", relembra.

Tendo em seu currículo a disputa de dois campeonatos mundiais, o ala Falcão, de 31 anos de idade, pode colocar mais um momento marcante na sua carreira: o título da Copa do Mundo, dentro de casa.

Nesta edição, Falcão adotou o discurso de um desempenho mais objetivo, com menos espetáculo. Com postura de coletividade, o principal jogador da seleção brasileira ajudou na marcação na final, mas não teve uma de suas melhores participações.

Uma lesão no início do segundo tempo da decisão comprometeu seu desempenho no restante do jogo. No sacrifício, o ala tentou permanecer em quadra, mas não resistiu às dores e não atuou no fim da segunda etapa, na prorrogação nem na cobrança de pênaltis - o Brasil conquistou o título ao vencer por 4 a 3, após empate em 2 a 2 no tempo normal.

Mesmo com o desempenho de Falcão abaixo do esperado na final, contra a Espanha, o Brasil venceu a Espanha nos penâltis e o ala foi eleito o melhor jogador da competição, assim como aconteceu em 2004. Símbolo da atual geração do futsal, Falcão iniciou boa parte dos jogos no banco de reservas, fato minimizado por ele.

"O fato de começar no banco foi opção dele [PC de Oliveira]. Não ia ser o cara que ia criar instabilidade. Uma coisinha que eu reclamasse ia desviar o foco. Fiquei feliz com o Falcão pessoa, que teve tranqüilidade e paciência para esperar o momento certo", encerrou o jogador, que marcou 15 gols no Mundial.

Sedes

Localização das Sedes

Destaque do Brasil

Beto Costa/CBFS/Divulgação

Falcão

Principal jogador da seleção brasileira, o ala conquistou um título inédito na sua carreira, já que não foi campeão da Copa do Mundo nos anos de 2000 e 2004. Além disso, Falcão foi eleito o melhor jogador da competição, disputada no Brasil