Topo

São Paulo

Eliminação no Paulista ameaça presença do São Paulo na Copa do Brasil 2024

Galoppo chora no banco de reservas do São Paulo - Reprodução
Galoppo chora no banco de reservas do São Paulo Imagem: Reprodução

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

14/03/2023 06h00

O São Paulo terá de lidar com duras consequências após a eliminação nas quartas de final do Campeonato Paulista para o Água Santa, nesta segunda-feira, no Allianz Parque. Com o resultado, o Tricolor teve de se conformar com a sexta colocação do Estadual, posto que não lhe garante uma vaga na Copa do Brasil de 2024.

Apenas os quatro semifinalistas e o time dono da quinta melhor campanha do Paulistão garantem vaga na Copa do Brasil da próxima temporada. O São Paulo, por sua vez, ficou em sexto lugar com a eliminação para o Água Santa e, portanto, terá de buscar a vaga para a próxima edição do torneio nacional em outras competições.

O time comandado por Rogério Ceni garantirá vaga na Copa do Brasil de 2024 se terminar o Campeonato Brasileiro na zona de classificação para a Copa Libertadores, seja direto para a fase de grupos ou para a fase preliminar.

Outra alternativa é vencer a Copa do Brasil de 2023, algo um tanto quanto difícil, já que o único título que o São Paulo não possui em sua extensa galeria de troféus é justamente o do torneio nacional.

Uma terceira opção é o Tricolor faturar a Copa Sul-Americana. Outra, mais improvável, é o São Paulo decidir disputar a Copa Paulista, outro torneio organizado pela Federação Paulista de Futebol e que dá uma vaga na Copa do Brasil para o campeão.

Caso o Palmeiras, um dos semifinalistas do Paulistão, termine o Campeonato Brasileiro na zona de classificação para a Libertadores, o São Paulo ficará com a vaga que será aberta para o sexto colocado do Campeonato Paulista.

O Tricolor volta a entrar em campo apenas no início de abril, em data ainda a ser definida, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana. Logo em seguida, o time inicia sua trajetória no Campeonato Brasileiro de 2023. A estreia na competição por pontos corridos será contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, também em dia e horário ainda a serem definidos.

São Paulo