Suspensão de Gabigol repercute na Europa: 'Trapaceou em exame antidoping'

A suspensão de dois anos aplicada a Gabigol, do Flamengo, por tentativa de fraude em exame antidoping repercutiu rapidamente na Europa.

O que aconteceu

Gabriel foi punido com dois anos de suspensão em julgamento concluído hoje (25), no Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD/AD). A defesa do jogador já planeja recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Na imprensa internacional, o jornal "Gazzetta dello Sport", da Itália, comentou o caso e chamou a atitude do jogador de "trapaça". "Gabigol foi suspenso por dois anos por trapacear em exames antidoping", disse a publicação.

Já o jornal "A Bola", de Portugal, repercutiu a informação e lembrou a passagem de Gabigol pelo Benfica. "O julgamento foi concluído nesta segunda-feira, com o ex-Benfica a ser considerado culpado pela Justiça Desportiva Antidopagem".

O "AS", da Espanha, focou na punição retroativa de Gabigol. O jornal estipulou a volta do jogador para o ano que vem. "A pena começará a contar a partir do ano passado e terminará em 8 de abril de 2025".

Como a denúncia aconteceu

O episódio que gerou o processo contra Gabigol aconteceu em 8 de abril de 2023. Um sábado. Véspera de um jogo contra o Fluminense pela final do Carioca.

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) foi ao Ninho do Urubu, CT do Flamengo, para um teste surpresa, fora de competição.

Os oficiais de controle de dopagem, que são os responsáveis por colher as amostras dos jogadores, relataram várias situações negativas a respeito de Gabigol.

Continua após a publicidade

A ideia era colher as amostras e fazer os exames antes do treino.

Só que aí veio a lista de situações relatadas:

Gabigol não foi até os Oficiais antes do treino e ignorou a presença deles depois do treino. Ele foi almoçar e nem ligou para fazer o exame.

Gabigol, segundo o relato, tratou a equipe com desrespeito, indignado porque ele estava sempre na lista dos exames.

Os oficiais disseram que Gabigol estava muito irritado e usou uma "linguagem rude".

Passada essa celeuma inicial, Gabigol teria aparecido depois sem avisar e pegou o pote para coletar a amostra de urina sem avisar a ninguém. Aí, o oficial de controle teve que ir correndo atrás dele no banheiro.

Continua após a publicidade

Os oficiais precisam ter contato visual enquanto o jogador faz o xixi no copinho. Por que? Para comprovar que ele não colocou urina de outro lugar ou de outra pessoa para ser testada.

Há o relato na denúncia contra ele de que o jogador tentou esconder a genitália no momento da coleta da urina. O relato dá conta que Gabigol ainda entregou o pote aberto, contrariando o que o oficial de controle tinha pedido.

Naquele dia, Gabigol não foi o único a ser testado. Outros jogadores do Flamengo também foram submetidos ao exame.

Por isso tudo, o atacante foi denunciado por "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle de doping".

Deixe seu comentário

Só para assinantes