Carpini não faz 5 mudanças em 50% dos jogos; índice com Dorival era de 7%

O técnico Thiago Carpini não utilizou as cinco substituições permitidas por regra em metade dos jogos desde que chegou ao São Paulo.

O que aconteceu

Carpini não fez as cinco alterações em sete dos 14 jogos em que dirigiu o São Paulo. O treinador chegou a fazer apenas duas alterações no clássico contra o Santos, por exemplo.

No total, o técnico deixou de fazer dez alterações. Ele fez três mudanças contra o Palmeiras e quatro alterações em outros cinco jogos: Mirassol, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Guarani e Novorizontino.

Carpini não venceu nenhuma das partidas em que deixou de fazer as cinco alterações. Foram cinco empates e duas derrotas.

Com Dorival, o índice de partidas sem utilizar todas as substituições permitidas era de 7,4%. O atual treinador da seleção brasileira deixou de mexer as cinco vezes em quatro dos 54 partidas que comandou o Tricolor.

No clássico contra o Santos, quando fez apenas duas mudanças, Carpini justificou a escolha da seguinte forma:

No final, estávamos em cima do adversário e tivemos gol anulado. O time vinha muito bem e não tinha porque mexer só por mexer. Eu tenho as cinco, mas não sou obrigado a fazer as cinco. O que tinha de opção mais ofensiva eram Erick e Ferreirinha, e coloquei os dois no jogo. Trocar Welington por Patryck, trocar um zagueiro por outro, trocar volantes... Não via a necessidade. Se eu tivesse uma característica como a do Lucas no 2° tempo, faria, mas achei que não tinha necessidade.

Canal do São Paulo

Quer saber tudo o que rola com o São Paulo sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.

Deixe seu comentário

Só para assinantes