Topo

Gaúcho - 2023

Gauchão não era prioridade, mas virou alavanca para retomada do Caxias

Jogadores do Caxias comemoram gol durante jogo do Gauchão - Divulgação/S.E.R. Caxias
Jogadores do Caxias comemoram gol durante jogo do Gauchão Imagem: Divulgação/S.E.R. Caxias

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

07/04/2023 04h00

Finalista do Campeonato Gaúcho contra o Grêmio, o Caxias não tratava a competição como prioridade no início da disputa. Agora, a boa campanha significa a retomada do clube.

O que aconteceu

A prioridade do Caxias estabelecida no início de 2023 é subir para Série C do Brasileirão. O Gauchão não era foco principal.

Porém, a boa campanha desde a primeira fase catapultou o time, que agora sonha com a conquista da taça.

Agora, o plano é usar o Estadual como alavanca para os sonhos nacionais.

Quando foi campeão gaúcho, em 2000, o Caxias esteve perto de chegar à Série A. Impulsionado pelo sucesso local, em 2001 terminou a Série B do Brasileiro em terceiro, mas apenas dois subiam para elite.

A prioridade do clube é subir de divisão, para a Série C do Brasileiro. Mas eu sei bem como as coisas funcionam e, para chegar lá, a gente tinha que começar bem a temporada, fazer um bom Estadual. Ainda que a prioridade seja subir de divisão, vamos seguir trabalhando firme para ter sucesso Thiago Carvalho, técnico do Caxias.

Campanha empolgante

O Caxias está invicto há 13 jogos no Gauchão. O time de Thiago Carvalho só perdeu para o Grêmio na estreia da competição.

Na primeira fase terminou com o terceiro lugar: foram cinco vitórias, cinco empates e uma derrota, com 11 gols marcados e oito sofridos.

Na semifinal, o Caxias bateu o Inter nos pênaltis, calando o Beira-Rio após dois empates em 1 a 1. No duelo de ida da decisão, novo empate em 1 a 1, desta vez com o Grêmio.