Topo

Vini Jr. espera 'mais punições e menos comunicados', após novo ato racista

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/01/2023 14h05Atualizada em 26/01/2023 19h53

Em entrevista a agência de notícias Reuters, uma pessoa próxima a Vini Jr. disse que o craque espera punição das autoridades espanholas contra crimes de ódio, depois que um manequim vestindo sua camisa número 20 foi pendurado em uma ponte em frente ao centro de treinamento do clube antes do dérbi de Madri, que aconteceu hoje, no Santiago Bernabéu.

  • O Real recebeu o Atlético de Madrid pelas quartas de final da Copa do Rei nesta quinta-feira, e o manequim foi pendurado ao lado de uma faixa nas cores vermelha e branca do Atlético, que dizia "Madrid odeia o Real", durante a madrugada de quinta-feira, segundo informações da polícia;
  • Real Madrid, Atlético de Madrid, La Liga e a Federação Espanhola, além da CBF divulgaram declarações oficiais condenando o ato de hoje. Mas apesar do ocorrido, Vini está focando na partida, que vale vaga nas semifinais do torneio;
  • À agência de notícias, a polícia informou que não recebeu acusação, mas que abriu investigação contra crime de ódio;
  • Vini Jr. irá conversar com seu clube e uma equipe jurídica sobre as decisões que podem ser tomadas, mas somente após a partida de hoje.

"Vinicius Jr está ciente da situação, mas está totalmente concentrado na partida desta noite"
Pessoa próxima a Vini Jr., à Reuters

"Ele discutirá o assunto amanhã com seu clube e equipe jurídica, mas sua posição ainda é a mesma de antes - ele espera punição das autoridades, não declarações oficiais."

Histórico

Vini Jr. sofreu esse tipo de preconceito racial pelo menos em três ocasiões nos últimos meses: no Camp Nou contra o Barcelona em novembro de 2021, contra o Atlético em setembro de 2022 e em partida contra o Valladolid, ainda em dezembro do ano passado.

A promotoria da capital espanhola decidiu não apresentar denúncia, pois segundo comunicado, "as ofensas duraram apenas alguns segundos", e não constituíam crime em sí. Também em dezembro, Vinicius acusou a La Liga de omissão sobre torcedores racistas nas partidas, depois que vídeos nas redes sociais mostraram torcedores gritando xingamentos e jogando objetos contra ele durante a partida contra o Valladolid.

"Negro fazendo sucesso na Europa incomoda"

Pelé, Neymar e outras figuras importantes do Brasil saíram em defesa de Vinícius em setembro de 2022, depois que um jornalista de um programa de futebol espanhol criticou o atacante. Ele disse que Vinicius não estava respeitando os adversários com suas comemorações, comparando seu comportamento ao de um macaco - o que imediatamente gerou uma reação nas redes sociais.

Vinicius Jr divulgou um vídeo de dois minutos na época em resposta ao que chamou de insulto "xenófobo e racista", dizendo que "não para de dançar" e que "a felicidade de um negro brasileiro fazer sucesso na Europa incomoda" muitas pessoas.