Topo

Copa São Paulo - 2023

Santo André dá aula de contra-ataque, vence Santos e passa em 1º na Copinha

Gabriel Ferreira, do Santo André, comemora gol marcado sobre o Santos em jogo da Copinha - Reprodução/Twitter
Gabriel Ferreira, do Santo André, comemora gol marcado sobre o Santos em jogo da Copinha Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

11/01/2023 21h30

Com dois desfalques no meio-campo, o Santo André aproveitou os certeiros contra-ataques para vencer o já classificado Santos por 3 a 0, hoje, e também avançar para a próxima rodada da Copa São Paulo. Gabriel Ferreira marcou dois para os donos da casa. De pênalti, Bruninho fechou a conta.

  • O resultado no Bruno José Daniel colocou o Santo André na ponta do Grupo 26, com sete pontos;
  • O Santos poupou jogadores, perdeu a invencibilidade e avançou como segundo da chave;
  • Em seu segundo jogo nesta Copinha, Gabriel Ferreira balançou as redes pela primeira vez;
  • O Santo André enfrenta o Bahia na próxima fase; Santos encara o São Bernardo.

A partida

Zagueiro do Santos saiu chorando e preocupa para sequência da competição. Jair acompanhou um ataque do Santo André aos nove minutos do primeiro tempo, caiu sozinho no gramado, levando à mão ao joelho direito e deixou o gramado de maca, chorando.

Santo André suportou pressão e brilhou nos contra-ataques. O Santos trocou passes desde o seu campo, mas esbarrou na defesa adversária. Já o Santo André aproveitou uma desatenção do Peixe para partir no contra-ataque e abrir o placar.

Gabriel Ferreira tem estrela, e deixou o segundo para o Santo André. O atacante aproveitou rebote após uma desatenção na zaga santista para ampliar para os donos da casa. Repetindo o roteiro, o gol saiu após contra-ataque pela esquerda.

Drone obrigou o árbitro José Guilherme Almeida e Souza a paralisar a partida. O objeto foi localizado sobrevoando o estádio aos 25 minutos do primeiro tempo. A partida foi reiniciada aos 27.

Santo André se fechou ainda mais, e Santos tentou de longe. Com um jogador a menos desde os 41 do primeiro tempo e com a vantagem no marcador, o Santo André voltou para a etapa final focado em bloquear as ofensivas santistas e tentar saídas em velocidade. Já o Alvinegro teve muita dificuldade para chegar à meta adversária e teve as melhores chances em chutes de fora da área.

Com direito a "fala muito", o clima esquentou no segundo tempo. Após falta no goleiro Gabriel Cabral, jogadores de Santos e Santo André bateram boca dentro da grande área. O zagueiro Renan foi afastado por companheiros, mas fez o sinal com uma das mãos para os santistas.

Patati sai vaiado e Souza para no goleiro. Titular no jogo de hoje, Patati teve uma atuação apagada e recebeu vaias ao ser substituído no fim do segundo tempo. Já Souza teve a melhor chance alvinegra no jogo, mas viu Gabriel Cabral levar a melhor.

Bruninho fecha a conta em pênalti. O Santo André escapou no fim do segundo tempo só parou quando Cledson foi derrubado na área. Bruninho foi para a cobrança e fechou a conta.

Os gols

Espalma o goleiro: Aos 19 minutos do primeiro tempo, Cledson cruzou rasteiro para Gabriel Ferreira pela esquerda, que finalizou de primeira para grande defesa de Edu Araújo, à meia altura, na direita.

1x0: Santo André armou um contra-ataque aos 29 minutos do primeiro tempo. Pato conduziu pelo meio, tocou para Gabriel Ferreira, que finalizou cruzado para abrir o placar.

2x0: Gabriel Ferreira vez o segundo dele aos 40 do primeiro tempo. Pato recebeu dentro da área após erro da zaga e finalizou em cima da marcação santista. No rebote, Gabriel Ferreira soltou uma bomba no meio do gol.

Gabriel Cabral gigante. O Santos teve a chance de descontar aos 38 minutos do segundo tempo. Ivonei arriscou de fora da área, o goleiro deu rebote, mas se recuperou a tempo de dividir com Souza e evitar o gol do Alvinegro.

3x0: Aos 51 minutos do segundo tempo, Cledson foi derrubado por Thiago Balieiro na área, o árbitro marcou pênalti e Bruninho marcou. A cobrança riscou a trave antes de ir para o fundo da rede.

FICHA TÉCNICA

Santo André x Santos

Competição: 3ª rodada da Copa São Paulo
Data e horário: 11 de janeiro, às 19h30 (de Brasília)
Local: estádio Bruno José Daniel, em Santo André, São Paulo
Árbitro: Jose Guilherme Almeida e Souza
Assistentes: Bruno Silva de Jesus e Raphael de Albuquerque Lima
Cartões amarelos: Caio Roger (Santo André); Gabriel Cabral (Santo André); Derick (Santos); Patati (Santos); Ari Mantovani (Santo André); Paulo César (Santos); Paulo Vinícius (Santo André)
Cartão Vermelho: Caio Roger (Santo André)
Gols: Gabriel Ferreira, aos 29 e 40 minutos do primeiro tempo; Bruninho, aos 51 do segundo tempo.

SANTO ANDRÉ: Gabriel Cabral; Leonardo, Henrique Cayres (Gabriel Silva), Renan Veltri (Rodrigo Canovas) e Lucas Serrano (Lucas Jesus); Caio Roger, Jhonatas (Marcos Vinicius), Pato e Bruninho; Cledson e Gabriel Ferreira (Rodrigo Fuzil). Técnico: Ari Mantovani

SANTOS: Edu Araujo; Cadu (Gabriel Bontempo), Derick (Leonardo Zabala), Jair (Thiago Balieiro), Keyyson; Hyan, Matheus Nunes, Ivonei (Souza); Weslley Patati (Diogo Correia), Fernandinho (Paulo César), Gabriel Miranda. Técnico: Orlando Ribeiro