Topo

Dorival vai fechar turno pelo Fla e vê aproveitamento de briga por título

Técnico Dorival Júnior terá inéditos dez dias livres para trabalhar no Fla, mas não contará com seis jogadores - Gilvan de Souza / Flamengo
Técnico Dorival Júnior terá inéditos dez dias livres para trabalhar no Fla, mas não contará com seis jogadores Imagem: Gilvan de Souza / Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

01/10/2022 04h00

O Flamengo enfrenta o Red Bull Bragantino na noite de hoje (1) e o técnico Dorival Júnior vai encontrar o último time que resta para fechar o turno do Campeonato Brasileiro à frente do time rubro-negro. O rendimento indicado até aqui colocaria a equipe mais próxima da briga pelo título. O duelo, no Maracanã, será às 19h.

O Massa Bruta, inclusive, pode ser apontado como o adversário que mudou os rumos do Fla na temporada. Após a derrota por 1 a 0 no primeiro turno, no Nabi Abi Chedid, Paulo Sousa acabou demitido e a diretoria acertou com Dorival.

À época, o time da Gávea terminou a 10ª rodada com 12 pontos e flertava com a zona de rebaixamento. O adeus do treinador português aconteceu em cenário em que a pressão no clube e os protestos nas arquibancadas aumentavam o tom a cada rodada. A diretoria, nas figuras do presidente Rodolfo Landim e do vice de Futebol Marcos Braz, também era alvo.

O comandante, que estava no Ceará, teve o primeiro contato com o elenco horas antes da estreia, contra o Internacional, no Beira-Rio — o Rubro-Negro perdeu para o Colorado por 3 a 1.

Após o início de caminhada com algumas patinadas, a equipe engrenou tanto na Copa do Brasil e Libertadores — competições em que está nas respectivas finais — como também no Brasileiro. Sob o comando do atual treinador, são 61% de aproveitamento nos pontos corridos, com 10 triunfos, três empates e cinco derrotas.

O Fluminense, atual vice-líder, tem 60%, por exemplo, enquanto o Palmeiras, primeiro colocado, tem 71%. No geral, a equipe da Gávea tem 53%.

Considerando os nove adversários que Paulo Sousa e Dorival "compartilharam" na campanha do Fla nesta edição do Brasileiro — Atlético-GO, São Paulo, Palmeiras, Athletico-PR, Botafogo, Ceará, Goiás, Fluminense e Fortaleza —, o português teve 44,4% contra 55,5% do brasileiro.

Após uma sequência, de resultados positivos, que fizeram a briga pelo título ficar ao alcance das mãos, o Fla viu o rendimento cair e não venceu no último mês, com os empates com Ceará e Goiás e derrotas para Fluminense e Fortaleza. Atualmente fora do G4, o Flamengo busca retomar a boa fase antes das decisões.

Os placares mais recentes, inclusive, deixaram a possibilidade de lutar pela taça mais complicada, com 15 pontos de diferença para o topo, e geraram críticas à comissão técnica, que adotou a estratégia de ter um time apontado como titular nas Copas e um alternativo no nacional.

Dorival, porém, ressalta que o Rubro-Negro ainda não abriu mão do torneio e avaliou que o Fortaleza conseguiu a virada em "lances pontuais"

"Nós continuamos buscando todos os resultados possíveis, não abrimos mão do Brasileiro. Todos os jogadores disponíveis atuaram hoje. Filipe teve necessidade de sair no intervalo. No mais, todos os atletas que estavam à disposição foram utilizados", disse, após o jogo da última quarta-feira.

"Até os 50 minutos do segundo tempo, estávamos nos três campeonatos. Não é motivo para se colocar dessa maneira. Estamos vivos em todas as competições, e a equipe vinha se superando com a ausência de alguns atletas, vinha criando caminhos e mandando na partida com uma posse de bola interessante. Não há motivos para falarmos que o torcedor está apreensivo. Tomamos uma virada por jogadas pontuais, não foi um desleixo coletivo. O torcedor pode acreditar que coisas boas vão acontecer. Estamos preparados para toda e qualquer situação", completou.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO x RED BULL BRAGANTINO

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia e hora: 1 de outubro de 2022, sábado, às 19h (horário de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA/ RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (FIFA/ RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)

FLAMENGO: Santos; Rodinei, David Luiz, Fabrício Bruno e Filipe Luís; Vidal, Thiago Maia, Arrascaeta (Marinho) e Everton Ribeiro; Gabigol e Pedro. Técnico: Dorival Júnior

RED BULL BRAGANTINO: Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Natan e Luan Cândido; Raul, Lucas Evangelista e Eric Ramires (Hyoran); Artur, Helinho e Carlos Eduardo (Sorriso). Técnico: Maurício Barbieri.