Topo

Brasileirão - 2022

Red Bull Bragantino vence, sai da degola e aumenta pressão no Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

08/06/2022 22h27

O Red Bull Bragantino venceu e aumentou a pressão no Flamengo. Em casa, o Massa Bruta bateu a equipe rubro-negra por 1 a 0, deixou a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e ampliou a turbulência na Gávea, que tem o técnico Paulo Sousa e a diretoria com principais alvos. O placar foi construído com gol de Luan Cândido, que balançou a rede no primeiro tempo e quase se tornou vilão ao ser expulso na etapa final.

Com o resultado, a equipe de Bragança Paulista — que ficou sem vencer por nove jogos — chegou a 13 pontos e passou a ocupar a primeira metade da tabela. O time da Gávea permanece com 12 e vê os integrantes da zona da degola se aproximarem.

Na próxima rodada, a equipe paulista visita o Cuiabá, enquanto o Flamengo encara o Internacional no Beira-Rio. Os dois jogos acontecem no sábado (11).

Acompanhe a live do Flamengo

Quem foi bem - Helinho

Helinho teve uma boa atuação. O jogador participou de algumas das jogadas mais perigosas, e chegou a balançar a rede, em gol anulado por posição irregular no lance original. Luan Cândido fez o gol do jogo, mas a expulsão quase pôs tudo a perder.

Quem foi mal - Andreas Pereira

O meia recebeu mais uma oportunidade no time titular, no entanto, logo aos 17 minutos, participou do gol do Bragantino. Andreas desvia na bola antes que Luan Cândido empurrasse para a rede. O camisa 18 teve uma atuação discreta no meio-campo do Flamengo e, em uma boa jogada, sofreu um pênalti, que foi anulado pelo VAR.

Chegou e jogou

O zagueiro Leo Ortiz, que estava com a seleção brasileira para amistosos com Coreia do Sul e Japão, desembarcou na tarde de hoje (8) e foi titular do Red Bull Bragantino no duelo em Bragança Paulista.

Desempenho do Red Bull Bragantino

A equipe de Maurício Barbieri conseguiu ter bom posicionamento no meio e, nas investidas ao ataque, explorou bastante o lado direito. Foi por ali, inclusive, que nasceu a jogada que originou a abertura do placar. Um ponto positivo também foi a conquista "da segunda bola" ofensiva, o que ajudou, em alguns momentos, a fazer pressão.

Na volta do intervalo, o Massa Bruta pressionou logo no início e chegou a carimbar a trave. Posteriormente, se mostrou um pouco mais recuado, e o Fla teve mais presença no ataque. Após a expulsão, Barbieri fechou mais a equipe, e perdeu poder ofensivo.

Desempenho do Flamengo

O técnico Paulo Sousa mudou o esquema tático e, para este duelo, desenhou o time no 4-3-3. Sem Arrascaeta, o treinador optou por um setor ofensivo formado por Everton Ribeiro, Lázaro, Vitinho e Gabigol. A equipe, porém, voltou a demonstrar falta de recursos para chegar ao gol adversário, e esbarrou na marcação e em erros de passe. Na defesa, o Red Bull Bragantino achou espaços e assustou.

Na volta para o segundo tempo, a equipe se mostrou mais consistente quando tinha a bola, e foi ao ataque, mas, ainda assim, criou poucas chances claras. Quando ficou com um jogador a mais, Paulo Sousa fez mudanças para levar o time mais à frente.

Cronologia

O jogo começou movimentado, mas "truncado" entre as intermediárias devido às falhas das equipes, à forte marcação e às faltas cometidas por ambos os lados.

Placar aberto

O Red Bull Bragantino abriu o placar com Luan Cândido, de cabeça. Após cobrança de falta de Artur, Andreas Pereira desviou e o lateral apareceu nas costas da defesa e completou para a rede.

Anulado

Os donos da casa chegaram a balançar a rede mais uma vez, quando Helinho aproveitou rebote de Hugo e finalizou forte. A arbitragem, porém, apontou impedimento de Praxedes, que havia cabeceado para a defesa de Hugo.

Defesa

Em um dos momentos que o Flamengo levou maior perigo, Lázaro acionou Vitinho, que bateu da entrada da área, mas mandou no meio do gol e Cleiton fez a defesa.

Perdeu

Nos minutos finais do primeiro tempo, Vitinho teve chance de empatar, mas desperdiçou. Após cruzamento de Everton Ribeiro, o camisa 11 apareceu nas costas da defesa e desviou, mas pegou mal na bola e mandou para fora.

Na trave

O Red Bull Bragantino quase chegou ao segundo quando Helinho cobrou escanteio e Natan, de cabeça, carimbou a trave.

Pênalti anulado

O Flamengo chegou a ter um pênalti marcado a favor, em lance que Andreas recebeu de Everton Ribeiro, invadiu a área e foi derrubado. O VAR, porém, apontou que o camisa 18 estava em posição irregular.

Que isso, goleirão?

Cleiton, goleiro do Bragantino, tropeçou em uma placa de publicidade antes de cobrar tiro de meta no duelo contra o Flamengo - Reprodução/Premiere - Reprodução/Premiere
Imagem: Reprodução/Premiere

O goleiro Cleiton protagonizou um lance esquisito. Ao se ajeitar para bater um tiro de meta, ele foi andando para trás, tropeçou em uma placa de publicidade que fica atrás do gol e caiu.

Expulso

O Flamengo ficou com um jogador a mais após uma confusão em campo. Leo Pereira e Luan Cândido se desentenderam e trocaram empurrões, e cada um ganhou um amarelo. O VAR chamou Wilton Pereira Sampaio e mostrou um tapa do jogador do Red Bull Bragantino no rosto de Matheuzinho, e o camisa 36 acabou expulso. Após o cartão vermelho, o time da casa procurou compensar a desvantagem numérica e se fechou.

Para frente

Nos minutos finais, Paulo Sousa mandou o time à frente na busca do empate, mas a equipe rubro-negra não conseguia furar o bloqueio adversário.

Salvou

No último minuto, Arão cabeceou no cantinho e Cleiton salvou. No rebote, Gabigol dividiu com o goleiro, que se machucou e teve de ser atendido.

"Fica, Paulo Sousa"

Já próximo ao apito final, a torcida do Red Bull Bragantino, em tom de provocação, pediu a permanência do técnico Paulo Sousa no Flamengo. Por outro lado, os rubro-negros gritavam "time sem vergonha"

FICHA TÉCNICA:

RED BULL BRAGANTINO 1 x 0 FLAMENGO
Competição
: Campeonato Brasileiro - Décima rodada
Local: Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Dia: 8 de junho de 2022, quarta-feira
Horário: 20h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Bruno Boschilia (Fifa/PR)
VAR: Wagner Reway (PB)
Cartões amarelos: Helinho, Luan Cândido (BGT); Lázaro, Leo Pereira, Gabigol (FLA)
Cartão vermelho: Luan Cândido
Gol: Luan Cândido, do Red Bull Bragantino, aos 16'/1ºT

RED BULL BRAGANTINO: Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Natan e Luan Cândido; Raul (Jadsom Silva), Eric Ramires, Praxedes (Lucas Evangelista) e Artur; Helinho (Lomónaco) e Ytalo (Hyoran). Técnico: Maurício Barbieri

FLAMENGO: Hugo Souza; Matheuzinho, Rodrigo Caio (Gustavo Henrique), Léo Pereira e Ayrton Lucas (Filipe Luís); Thiago Maia (Willian Arão), Andreas Pereira, Everton Ribeiro (Marinho); Lázaro (Pedro), Vitinho e Gabriel. Técnico: Paulo Sousa