Topo

SPFC se reconstrói após crise de lesões e Ceni ganha fôlego para decisões

Rogério Ceni terá praticamente todos os jogadores para período decisivo Imagem: Marcello Zambrana/ AGIF

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

17/08/2022 04h00

Às vésperas da decisão contra o América-MG, amanhã (18), às 21h (de Brasília), pelas quartas de final da Copa do Brasil, em Belo Horizonte, o técnico Rogério Ceni pode contar com praticamente força máxima do São Paulo para o mata-mata que define quem avança à semifinal.

Depois de passar por um período em que o departamento médico do clube chegou a ter nove jogadores lesionados, os maiores problemas agora são Arboleda e Caio, que seguem fazendo tratamento específico no Reffis, após terem de passar por cirurgia. Outro desfalque que não tem previsão de volta é André Anderson, que completou contra o Red Bull Bragantino 12 jogos fora da equipe. A última vez que o meia esteve em campo foi em 26 de junho, contra o Juventude. Luan evolui a passos rápidos, mas ainda não está liberado a voltar a jogar.

A grande expectativa no São Paulo é para saber se Jandrei terá condições para enfrentar o América-MG. Ele sofreu trauma nas costas após levar uma pancada do zagueiro Léo, contra o Fluminense, no mês passado. Tentou voltar antes da primeira partida diante do Coelho, vencida pelo São Paulo, mas sentiu dores e ficou de fora, dando lugar ao jovem Thiago Couto. A ausência de seu goleiro titular forçou o São Paulo a buscar Felipe Alves para ter um jogador mais experiente para a posição.

Desde a última sexta-feira (12), Jandrei participa das atividades no gramado com o preparador de goleiros Octavio Ohl. Mas o teste final para saber se o camisa 93 estará em campo contra o América-MG acontecerá nesta quarta-feira (18). Se não puder jogar, o titular será Thiago Couto, uma vez que Felipe Alves não pode jogar na Copa do Brasil porque já atuou na competição pelo Juventude.

Durante o mês de julho, período mais crítico de lesões no São Paulo, o time viu seu desempenho despencar e se afastou dos líderes do Campeonato Brasileiro. Embora tenha perdido apenas duas partidas - e em uma delas, contra o Palmeiras, classificou-se na Copa do Brasil -, foram quatro empates no Brasileirão. Sendo que três deles na mesma semana, com direito a sofrer oito gols contra Fluminense, Internacional e Goiás. Destes, Thiago Couto foi vazado em sete oportunidades.

Além de ir ao mercado para contratar um goleiro, o São Paulo fez mais quatro contratações na atual janela de transferências, apenas Galoppo pode jogar na Copa do Brasil, além do Brasileiro e Sul-Americana. Felipe Alves, Marcos Guilherme, Bustos e Ferraresi só poderão atuar na Sul-Americana e no Brasileirão.

Por isso é ainda mais importante ter o retorno dos lesionados. Nikão e Patrick, contratados para dar a experiência que o time necessitava, ficaram mais de dez jogos fora por lesão. No retorno, os dois mostraram sua importância para a equipe. Nikão marcou o gol da vitória sobre o Ceará no jogo de ida da Sul-Americana, e Patrick anotou o pênalti decisivo diante dos cearenses, que garantiu a vaga na semifinal no torneio continental.

Reinaldo, que voltou a ser titular nos últimos três jogos, perdeu seis partidas por lesão muscular. No último domingo (14), o camisa 6 deu uma assistência para Calleri marcar o segundo gol diante do Red Bull Bragantino.

Os retornos de Alisson, Andres Colorado e Rafinha também dão mais opções a Ceni para rodar o elenco e descansar suas principais peças. Se avançar na Copa do Brasil, o calendário em agosto ficará ainda mais apertado, já que assim o time faria a primeira partida da Copa do Brasil provavelmente no dia 24, forçando o time a jogar quatro jogos entre os dias 18 e 28 de agosto.

Por isso, quem atuou mais tempo no domingo contra o Bragantino fez apenas exercícios regenerativos no treino desta terça-feira (16).

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado no texto, Felipe Alves não pode jogar na Copa do Brasil porque já atuou na competição pelo Juventude, e não porque foi contratado após o fechamento do prazo para as inscrições de novos jogadores no torneio. O erro foi corrigido.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

SPFC se reconstrói após crise de lesões e Ceni ganha fôlego para decisões - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

São Paulo