Topo

Supercopa da Inglaterra - 2022

Liverpool bate City e leva Supercopa da Inglaterra em jogo com VAR demorado

Alexander-Arnold celebra gol marcado no duelo entre Liverpool e Manchester City, pela Supercopa da Inglaterra - Divulgação/Supercopa da Inglaterra
Alexander-Arnold celebra gol marcado no duelo entre Liverpool e Manchester City, pela Supercopa da Inglaterra Imagem: Divulgação/Supercopa da Inglaterra

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/07/2022 15h00

O jogo que abriu a temporada 2022/23 do futebol inglês mostrou que Liverpool e Manchester City mantiveram o bom futebol apresentado no último ano. Em um jogo intenso e com chances para os dois lados, o time vermelho levou a melhor, vencendo hoje (30) por 3 a 1 no King Power Stadium, em Leicester, para garantir o título da Supercopa da Inglaterra.

As duas melhores equipes da atualidade na Inglaterra mostraram que as férias não reduziram a intensidade de seus jogos. Com um começo melhor, os Reds abriram o placar com 21' do primeiro tempo, em chute de fora da área de Alexander Arnold. O City pressionou, mas foi para o vestiário com a derrota parcial.

Na etapa final, a estrela de Guardiola brilhou. Foden e Julián Álvarez participaram do lance que garantiu o gol do empate aos 24'. Em campo, foi marcado impedimento, porém o VAR analisou por cerca de três minutos e confirmou o tento. Contudo, Klopp também mostrou seu brilho com a entrada de Darwin Núñez, que entrou bem, anotou o terceiro gol nos acréscimos e ainda cabeceou a bola que originou o pênalti para o segundo gol do Liverpool, também marcado após análise demorada do árbitro de vídeo. Na cobrança, aos 37', Salah mandou para a rede.

Tira-teima

Haaland e Firmino disputam bola durante City x Liverpool, pela Supercopa da Inglaterra - Divulgação/Supercopa da Inglaterra - Divulgação/Supercopa da Inglaterra
Haaland e Firmino disputam bola durante City x Liverpool, pela Supercopa da Inglaterra
Imagem: Divulgação/Supercopa da Inglaterra

A final entre Liverpool, campeão da Copa da Inglaterra, e City, vencedor da Premier League, serviu de tira-teima entre as equipes que foram as protagonistas do futebol inglês na última temporada. Os Reds também venceram a Copa da Inglaterra e foram vice da Premier League, com apenas um ponto a menos do primeiro colocado (93 a 92).

Os times se enfrentam três vezes na última temporada, com dois empates por 2 a 2 na Premier League uma vitória para a equipe de Jürgen Klopp por 3 a 2, que eliminou os Citizens na semifinal da Copa da Inglaterra.

Começo agitado

Com cinco minutos, Salah fez boa jogada pela direita e bateu na rede, pelo lado de fora. Na sequência, De Bruyne respondeu em lance individual pelo meio, mas seu chute foi desviado e saiu em escanteio.

Bem movimentado, o jogo demorou apenas 21 minutos para ter o placar inaugurado. Após boa troca de passes, Alexander-Arnold recebeu na entrada na área livre de marcação. Com tempo, ele calibrou o pé e ainda contou com um desvio em Aké para tirar qualquer chance de defesa do goleiro Ederson.

City pressiona

Em desvantagem, a equipe de Manchester se lançou ao ataque. Haaland, que fez sua primeira partida oficial com o City, ganhou da marcação na força e bateu firme para a defesa de Adrián. Mahrez teve duas oportunidades, porém estava impedido na primeira, aos 30', e chutou muito fraco na segunda que teve, aos 39'. Ele ainda reclamou de uma penalidade na sequência.

Ederson salva City

Depois de o Manchester encontrar dificuldades para atacar nos minutos iniciais da segunda etapa, o Liverpool foi ocupado o campo de ataque e parou Darwin Núñez, que também fazia sua primeira partida oficial no novo clube. O atacante entrou aos 13', na vaga de Firmino, que não teve uma grande exibição.

Aos 14', avançou em velocidade pela esquerda e ficou pedindo um pênalti do defensor brasileiro, contudo a arbitragem já assinalava impedimento. Aos 18', saiu de frente com o arqueiro e tentou uma cavadinha, mas Ederson evitou o gol, colocando a cara na frente da bola na saída do gol.

VAR demora para dar gol ao City

O Manchester conseguiu o empate aos 24'. Foden foi lançado na área, e Adrián bateu roupa. Oportunista, Julián Álvarez, outro estreante, dividiu com o goleiro e ficou com a bola, deixando tudo igual.

Porém, em campo, a marcação foi de impedimento de Foden. A revisão do VAR demorou cerca de três minutos — acima dos padrões ingleses — para checar e alterar a marcação, validando o gol.

Pênalti para o Liverpool também tem lentidão do VAR

Aos 39', Darwin Núñez subiu sozinho de cabeça na área e a bola bateu no braço de Rúben Dias antes de chegar no goleiro Ederson. O atacante ficou reclamando da penalidade e, quando a bola saiu, a arbitragem foi até o monitor de vídeo para dar o pênalti claro.

Na cobrança, Salah bateu no canto esquerdo de Ederson, que saltou bem, mas não conseguiu chegar na bola para evitar o gol.

Núnez marca o terceiro

Destaque da partida, o uruguaio teve sua boa exibição na segunda etapa coroada com um gol nos acréscimos. Salah cruzou da direita, Robertson ajeitou e ele, livre de marcação mais uma vez, cabeceou para estufar a rede e sair para a comemoração.

Haaland para na trave

Diferente dos demais, a estreia de Haaland foi apagada. A melhor chance saiu quando o jogo já estava 3 a 1, mas o atacante, na pequena área, mandou a bola no travessão.

Final fora de Wembley

Por causa da final da Eurocopa Feminina, entre Inglaterra e Alemanha, que acontece amanhã (31), às 13h, a Supercopa da Inglaterra saiu do estádio de Wembley, em Londres. O tradicional palco deu espaço para a casa do Leicester, o King Power Stadium.

Próximos jogos

Os próximos compromissos oficiais dos dois clubes já será a estreia na Premier League. Os Reds encaram o Fulham no sábado (6), às 8h30, fora de casa. No domingo (7), às 12h30, o City visita o West Ham.

No entanto, o Liverpool ainda tem um amistoso contra o Strasbourg amanhã (31), às 15h30.

FICHA TÉCNICA:

LIVERPOOL 3 x 1 MANCHESTER CITY
Competição:
Supercopa da Inglaterra
Data: 30 de julho de 2022, sábado
Horário: 13h (de Brasília)
Local: King Power Stadium, em Leicester (ING)
Gols: Alexander-Arnold, aos 21'/1º T (LIV); Julián Álvarez, aos 24'/2ºT (CIT); Salah, aos 37'/2ºT (LIV), Darwin Núñez, aos 48'/2ºT (LIV)
Cartões amarelos: Rúben Dias (CIT); Dárwin Núñez (LIV)
Cartão vermelho: Marrony

LIVERPOOL: Adrian; Alexander-Arnold (Milner), Matip, Van Dijk e Robertson; Henderson (Elliott), Fabinho e Thiago (Keïta); Salah (Curtis Jones), Firmino (Darwin Núñez) e Luis Díaz (Fábio Carvalho). Técnico: Jurgen Klopp.

MANCHESTER CITY: Ederson; Walker, Rúben Dias, Aké e Cancelo; Bernardo Silva, Rodri e De Bruyne (Gündogan); Mahrez (Julián Álvarez), Haaland e Grealish (Foden). Técnico: Pep Guardiola.