Topo

Tropeço da Bélgica aumenta chances de Brasil virar líder do ranking da Fifa

Jogadores da seleção agradecem aos torcedores no Maracanã após 4 a 0 no Chile na quinta-feira (24) Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Do UOL, em São Paulo

26/03/2022 19h07

Classificação e Jogos

A Bélgica empatou hoje (26) em 2 a 2 com a Irlanda e agora vê ameaçada a primeira posição do ranking de seleções da Fifa, lugar que ocupa desde outubro de 2018 de forma ininterrupta. A principal ameaça dos europeus é a seleção brasileira, que depende apenas de suas forças para tomar a liderança já nos próximos dias.

Na prática, uma vitória do Brasil sobre a Bolívia na próxima terça-feira (29), às 20h30 (de Brasília), é suficiente para que o feito seja alcançado. A partida válida pela 18ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo do Qatar será no estádio Hernando Siles, em La Paz.

A seleção brasileira não ocupa a primeira posição do ranking da Fifa desde a contagem de agosto de 2017. Em setembro daquele ano, perdeu o lugar para a Alemanha. Chegou a cair para a quarta posição em julho do ano seguinte, mas em 2019 passou a brigar de novo pela vice-liderança numa disputa ponto a ponto com a França. Está em segundo de forma consolidada desde ano passado.

O ranking da Fifa existe desde 1992 e é usado, entre outras coisas, para definir os cabeças de chave dos grupos da Copa do Mundo. Ele passou por sua última transformação drástica em 2018, quando começou a utilizar um complexo sistema de pontuação semelhante ao adotado nas classificações de xadrez. Na última listagem divulgada, os belgas tinham 1828.45 pontos, contra 1823.42 dos brasileiros.

A pontuação é muito próxima e os desafios dessa data Fifa, muito diferentes. Enquanto o Brasil enfrentaria Chile (26º do ranking) e Bolívia (76ª do ranking) em jogos oficiais, a Bélgica tem dois amistosos: Irlanda (49ª do ranking) e Burkina Faso (56º do ranking).

As posições no ranking e o peso das partidas são critérios do sistema, então já era possível que o Brasil passasse os europeus mesmo sem que os belgas vencessem duas vezes. Como empataram o primeiro jogo, o caminho fica mais fácil graças aos 4 a 0 aplicados pelos comandados de Tite sobre os chilenos — o número de gols também é um fator de contagem.

Independentemente da liderança do ranking da Fifa, o Brasil será cabeça de chave da Copa do Mundo do Qatar. Os outros são Qatar (sede), Bélgica, França, Inglaterra, Argentina, Espanha e, caso se classifique, Portugal. O sorteio dos grupos será no dia 1º de abril.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tropeço da Bélgica aumenta chances de Brasil virar líder do ranking da Fifa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Seleção Brasileira