Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como Brasil pode chegar ao sorteio da Copa na liderança do ranking da Fifa

Tite abraça Phillipe Coutinho, um dos seus preferidos da seleção brasileira - Lucas Figueiredo/CBF
Tite abraça Phillipe Coutinho, um dos seus preferidos da seleção brasileira Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

23/03/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Brasil pode chegar ao sorteio dos grupos da Copa do Mundo-2022, marcado para o dia 1º de abril, em Doha (Qatar), ocupando o posto de melhor seleção de futebol do planeta.

Depois de quatro anos e meio afastada da liderança do ranking da Fifa, os comandados de Tite têm chances reais de ultrapassar a Bélgica e voltar a ocupar o primeiro lugar da classificação de equipes nacionais ainda neste mês.

Atualmente, a única seleção pentacampeã mundial é a vice-líder da lista organizada pela entidade e que recebe atualizações quase que mensalmente. Com 1.823,42 pontos, está na cola dos belgas, que têm 1.828,25 pontos.

Para chegar ao topo do ranking ainda nesta Data Fifa, o Brasil depende apenas das suas próprias forças. Se vencer seus dois compromissos deste mês (Chile, nesta quinta-feira, e Bolívia, na próxima terça, ambos pelas eliminatórias), o time canarinho chegará à casa dos 1.832 pontos e assumirá a ponta.

Mesmo que a Bélgica vença os dois amistosos previstos para os próximos dias (contra Irlanda e Burkina Faso), ela não alcançará a mesma pontuação atingida por Neymar, Casemiro, Marquinhos e cia.

Caso os belgas sofram alguma derrota até o fim do mês, o Brasil poderá assumir o primeiro lugar mesmo que tenha um leve tropeço e some uma vitória e um empate nas rodadas finais das eliminatórias sul-americanas.

Existe ainda a chance de a seleção da CBF ser superada pela França e cair para a terceira posição do ranking. Mas isso dependeria de uma combinação pouco provável de resultados, como perder tanto para os chilenos quanto para os bolivianos (vale lembrar que a equipe de Tite está invicta no qualificatório e venceu 12 dos 15 jogos que disputou).

O ranking existe desde 1992 e é usado, entre outras coisas, para definir os cabeças de chave dos grupos da Copa do Mundo. Ele passou por sua última transformação drástica em 2018, quando começou a utilizar um sistema de pontuação semelhante ao adotado nas classificações de xadrez.

O Brasil é o país que mais tempo esteve no topo da lista. A seleção pentacampeã mundial foi eleita 12 vezes a equipe do ano pela Fifa e já foi a primeira colocada no ranking em 154 oportunidades. No entanto, sua última aparição como "número um" foi em agosto de 2017.

Responsável pela eliminação do time de Tite na Copa da Rússia, a Bélgica ocupa o posto de melhor equipe nacional do planeta desde outubro de 2018, quando ultrapassou a França, que havia acabado de ser campeã mundial. Desde então, nunca mais saiu do cabeçalho da classificação.

Um total de 15 seleções já estão asseguradas na próxima Copa do Mundo. Além do Qatar, que conseguiu sua vaga por ser país-sede, Alemanha, Dinamarca, Brasil, França, Bélgica, Croácia, Espanha, Sérvia, Inglaterra, Suíça, Holanda, Argentina, Irã e Coreia do Sul também estão garantidos na competição.

Até o fim da próxima semana, outros 14 países conquistarão a classificação para o torneio. Assim, restarão apenas três vagas, que serão preenchidas nas repescagens agendadas para a Data Fifa de junho.

A Copa-2022 será disputada fora do seu período habitual por causa do calor que faz no Oriente Médio no meio do ano. Por isso, começará no dia 21 de novembro e tem a final marcada para 18 de dezembro.

Essa será a última edição do torneio da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizado por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 participantes.

Próximos compromissos da seleção

24/03 - Brasil x Chile, no Rio de Janeiro (RJ), eliminatória da Copa
29/03 - Bolívia x Brasil, em La Paz (BOL), eliminatórias da Copa