Topo

São Paulo

SPFC: Calleri chega ao Majestoso como atacante mais eficiente do Paulistão

Jonathan Calleri comemora gol do São Paulo contra a Ponte Preta - RUBENS CHIRI/SÃO PAULO FC
Jonathan Calleri comemora gol do São Paulo contra a Ponte Preta Imagem: RUBENS CHIRI/SÃO PAULO FC

Eder Traskini

Do UOL, em Santos (SP)

05/03/2022 04h00

"Toca no Calleri que é gol". A música faz sentido ao menos uma vez a cada 118 minutos em jogos do São Paulo. A primeira vista, pode parecer um tempo demasiado longo: que nada, ninguém tem média melhor do que o argentino no Paulistão. É com esta eficiência que o camisa 9 chega ao clássico Majestoso, hoje (5), diante do Corinthians, às 16h, pela décima rodada do estadual.

Em números totais, os quatro gols anotados por Calleri o deixam atrás do trio que divide a artilheiro do Paulistão. Zeca (do Mirassol), Lucca (Ponte Preta) e Ronaldo (Inter de Limeira) foram às redes seis vezes no torneio, mas possuem médias de gols por minuto maiores: 128, 130 e 132 minutos para cada gol, respectivamente.

O atacante argentino entrou em campo oito vezes no Paulistão, sendo metade como titular e outra como reserva. Os quatro gols em nove jogos, somado o duelo pela Copa do Brasil, já representam para Calleri seu melhor início de temporada em matéria de bolas na rede.

Assine o UOL Play e ganhe 12 meses de HBO Max para poder ver jogos da Champions e do Paulistão.

Assine o Amazon Prime Video para assistir ao jogo pela Copa do Brasil 2022

O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo.

Continuidade inédita

Curiosamente, é a primeira vez que o atacante inicia uma temporada no mesmo clube pelo qual terminou a anterior. Desde que começou a carreira no All Boys (ARG), Calleri não parou. Em oito anos, passou por sete times — repetindo o São Paulo — e nunca por mais de uma temporada consecutiva: Boca Juniors (em 2015), São Paulo (2016), West Ham-ING (2016/17), Las Palmas-ESP (2017/18), Alavés-ESP (2018/19), Espanyol-ESP (2019/20), Osasuna-ESP (2020/21) e de volta ao São Paulo.

Mais do que apenas um número solto, isso significa que Calleri nunca teve continuidade de trabalho, tanto no plano tático quanto no plano físico — perdendo por muitas vezes ao menos parte da pré-temporada do novo clube ao qual se juntaria. Desta vez, o argentino terminou o ano no Tricolor e se reapresentou juntamente com o restante do grupo. E o resultado é nítido.

Para quem apresentou problemas de condicionamento físico quando retornou ao Brasil, Calleri tem se mostrado cada vez melhor no quesito, tanto que os gols decisivos contra Água Santa e Ponte Preta saíram depois dos 45 minutos do segundo tempo.

No duelo desta tarde, Calleri tem um jejum a quebrar, visto que ainda não marcou dentro do Morumbi nesta temporada. No Majestoso, o camisa 9 deve ser titular e, se tocar nele, já sabe: ninguém é mais eficiente no campeonato...

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO x CORINTHIANS

Motivo: Campeonato Paulista - décima rodada
Data: 05/03/2022 (sábado)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Assistentes: Marcelo Carvalho van Gasse e Alex Ang Ribeiro
VAR: José Cláudio Rocha Filho

SÃO PAULO: Volpi; Rafinha, Miranda, Arboleda e Reinaldo; Nestor, Pablo Maia e Gabriel Sara; Rigoni, Marquinhos e Calleri. Técnico: Rogério Ceni

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos (Lucas Piton); Du Queiroz, Paulinho, Giuliano e Renato Augusto; Willian e Róger Guedes. Técnico: Vítor Pereira

São Paulo