Topo

OPINIÃO

Colunistas opinam: Quem deve ser o camisa 9 da seleção brasileira?

Seleção brasileira: Matheus Cunha foi titular no jogo contra a Argentina, em novembro Imagem: FotoBaires/AGIF

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

27/01/2022 12h53

Já classificada para a Copa do Mundo do Qatar, a seleção brasileira tem hoje (27) pela frente mais um compromisso das Eliminatórias Sul-Americanas: encara o Equador, em Quito, às 18h (de Brasília), pela 15ª rodada. O jogo servirá para o técnico Tite fazer mais testes na equipe, que terá Matheus Cunha novamente iniciando a partida como referência no ataque.

E para você: quem deve ser o camisa 9 da seleção brasileira? Fizemos essa pergunta aos colunistas do UOL Esporte, que não ficaram em cima do muro e disseram quem são seus preferidos para a posição entre os seguintes nomes citados pela reportagem: Matheus Cunha Gabriel Jesus, Gabigol, Roberto Firmino, Richarlison e Pedro.

Matheus Cunha. É quem tem o maior lastro de evolução e fez bem ao se mudar para o Atlético de Madri. Não é titular, mas subiu o nível de competição. É preciso entender que Careca, Romário, Ronaldo e Adriano são exceções. O Brasil poderia ter sido campeão do mundo em 1982 com Serginho Chulapa. Assim como a França ganhou em 2018 com Giroud. Com o mesmo zero de gols na Copa de Gabriel Jesus.
ANDRÉ ROCHA

Matheus Cunha merece o teste, mas ainda não tem punch para ser titular da seleção. Tite deveria aproveitar os jogos que fará agora com a vaga na Copa garantida para testar Pedro, mesmo na reserva do Flamengo. Ele tem potencial para ser o nome que traz uma característica diferente ao setor.
DANILO LAVIERI

Hoje, Gabigol, o que finaliza melhor. Amanhã, não sei.
JUCA KFOURI

Acho que o melhor perfil é o do Gabigol, mas ele teria que ser testado exaustivamente para conseguir corresponder e evoluir dentro da proposta de jogo do Tite até a Copa. O que certamente não acontecerá porque não é o preferido do treinador.
MARLUCI MARTINS

Pelo que jogou até agora, Richarlison. Pelo que pode jogar, Gabigol.
MENON

Entre as opções citadas, Gabigol. Mas pelo que fez na temporada passada - e pode repetir nesta -, o titular absoluto da camisa 9 deveria ser o Hulk. Eu jamais insistiria em Gabriel Jesus, por exemplo.
MILTON NEVES

A gente pega no pé do Tite por ficar preso às suas convicções e pouco testar algo novo. Mas, a titularidade de Gabriel Jesus é uma das ideias fixas do treinador que, na minha avaliação, funciona bem. É verdade que ele quase não marca gols pela seleção, mas é peça importante no funcionamento do setor ofensivo porque ajuda muito na marcação e abre espaço para a infiltração dos meias e pontas. Não é um atacante goleador (pelo menos, não com a amarelinha), mas é um atacante tático. Além disso, tem muito mais bagagem que Gabigol, Pedro ou Matheus Cunha, ainda pouco testados no primeiro escalão do futebol mundial.
RAFAEL REIS

Matheus Cunha. Ele deveria ser mais testado por Tite. É técnico, rápido, habilidoso e cumpre bem o papel do camisa 9. Gabriel Jesus já teve inúmeras oportunidades e não vem correspondendo há muito tempo. E não só pela falta de gols. O mesmo vale para Roberto Firmino. Tecnicamente, Matheus Cunha é melhor também que Richarlison. Pedro corre muito por fora nessa disputa. Já Gabigol seria minha segunda opção. Mesmo não tendo uma técnica tão apurada, é goleador nato.
RODOLFO RODRIGUES

Matheus Cunha. Vem crescendo o nível num futebol mais competitivo e possui características próximas daquilo que Tite vem exigindo do camisa 9. Vejo Gabriel Jesus e Richarlyson como jogadores pelos lados.
RODRIGO COUTINHO

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Colunistas opinam: Quem deve ser o camisa 9 da seleção brasileira? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Seleção Brasileira