Topo

Próxima rodada das Eliminatórias na Europa pode levar três seleções à Copa

Seleção da Dinamarca comemora vitória por 4 a 0 sobre a Moldávia, gols de Olsen, Kjaer, Norgaard e Maehle Imagem: Reprodução/@dbulandshold

Do UOL, em São Paulo

10/10/2021 04h00

Classificação e Jogos

Enquanto a seleção brasileira domina com 100% de aproveitamento em nove jogos as Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo do Qatar, o continente europeu também conta com uma equipe que não perdeu pontos até agora: é a Dinamarca, que ontem (9) venceu a sétima partida consecutiva, ampliou a campanha perfeita e botou um pé no Mundial de 2022, assim como Alemanha e Bélgica.

Fora de casa, a Dinamarca superou a Moldávia, lanterna do Grupo F das Eliminatórias Europeias, por 4 a 0. Com a goleada, chega a 21 pontos e mantém em sete a vantagem para a Escócia, que está em segundo lugar no grupo. São 26 gols marcados e nenhum sofrido.

Estes números significam que uma vitória diante da Áustria na próxima terça-feira classifica a Dinamarca para a Copa do Mundo do Qatar, pois restarão só mais duas rodadas pela frente. Mesmo se não vencer, a seleção com 100% de aproveitamento pode selar a vaga antecipadamente caso empate e a Escócia não supere Ilhas Faroe. Um pé na Copa. O primeiro colocado do grupo vai à Copa e o segundo disputa a repescagem.

Torcida da seleção da Dinamarca tem marcado presença nos jogos Imagem: Reprodução/@dbulandshold

A boa campanha mostra a força da Dinamarca no momento. A seleção subiu para o décimo lugar no ranking da Fifa no mês passado e além da campanha nas Eliminatórias também foi bem na Eurocopa: caiu na semifinal diante da Inglaterra depois de tirar República Tcheca e País de Gales no mata-mata. Kasper Hjulmand é técnico da seleção dinamarquesa desde junho de 2019.

Inglaterra segue em alta

Os vice-campeões da Eurocopa também entraram em campo ontem e saíram com goleada a favor: 5 a 0 fora de casa, diante de Andorra, com gols de Chilwell, Saka, Abraham, Ward-Prowse e Grealish — seu primeiro pelo "English Team". O técnico Gareth Southgate poupou alguns jogadores importantes, como Harry Kane, Pickford, Sterling e Walker.

A Inglaterra avança para 19 pontos no Grupo I, quatro de vantagem em relação à vice-líder Albânia, que também jogou ontem, venceu a Hungria por 1 a 0 e se aproximou da vaga na repescagem numa disputa direta com a Polônia, que somou 14 pontos até agora. Albânia e Polônia se enfrentam em duelo decisivo na terça-feira, quando a Inglaterra pode dar mais um passo rumo à classificação se vencer a Hungria.

Bukayo Saka comemora um dos gols da Inglaterra na goleada sobre Andorra pelas Eliminatórias Europeias Imagem: Albert Gea/Reuters

Outros jogos do dia

Além de Moldávia 0 x 4 Dinamarca e Andorra 0 x 5 Inglaterra, o sábado teve mais nove partidas pelas Eliminatórias Europeias. O mais importante foi Luxemburgo 0 x 1 Sérvia, que fez a seleção vencedora assumir a liderança do Grupo A com 14 pontos. Isso é um a mais do que Portugal, que tem um jogo a menos, mas neste momento estaria classificado somente para a repescagem da Copa do Mundo.

No Grupo B, a Suécia deu resposta depois de ser derrotada pela Grécia na rodada anterior e venceu Kosovo por 3 a 0. Alexander Isak fez um golaço nesta partida: ele pegou a bola quase na linha lateral do lado esquerdo, levou para o meio com um drible e bateu no ângulo do goleiro. A Suécia está em segundo na chave com um ponto a menos do que a Espanha.

A oitava rodada acontece no começo da próxima semana. Serão 11 jogos na segunda-feira (11) e 14 jogos na terça-feira (12). No primeiro dia, os destaques são Holanda x Gibraltar pelo Grupo G, às 15h45, Croácia x Eslováquia no mesmo horário, pelo Grupo H, além de Macedônia do Norte x Alemanha, também pela tarde, no Grupo J.

Já na terça-feira a agenda tem Portugal x Luxemburgo pelo Grupo A, Suécia x Grécia na disputa pelo segundo lugar do Grupo B, Ucrânia x Bósnia no Grupo D e Inglaterra x Hungria, pelo Grupo I, além do Dinamarca x Áustria que pode classificar os donos da casa no Grupo F. Todos os jogos são às 15h45. Seleções importantes como Espanha, Itália, França e Bélgica folgam nesta rodada.

Alemanha e Romênia se enfrentaram na sexta-feira (8), com vitória dos alemães por 2 a 1 Imagem: Reuters

Quem pode se classificar?

Além da Dinamarca, mais duas seleções estão próximas de conseguir a classificação para a Copa do Mundo do Qatar: Alemanha e Bélgica.

A Alemanha joga na segunda-feira e se classifica caso vença a Macedônia do Norte e a Armênia não leve a melhor diante da Romênia, também no dia. Neste cenário, os campeões mundiais de 2014 avançariam para 21 pontos e se tornariam inalcançáveis nas duas rodadas finais, já que a Armênia estaria em segundo com 13 pontos.

Já a Bélgica pode conseguir a vaga mesmo sem jogar nesta rodada. Para isso, basta o País de Gales não vencer a Estônia na segunda-feira. Os algozes do Brasil em 2018 têm 16 pontos, contra oito de República Tcheca e do próprio País de Gales. Como depois da oitava rodada a República Tcheca só tem mais um jogo (chegaria no máximo a 14 pontos) e o País de Gales (caso não vença a Estônia) só poderia atingir 15, a classificação belga seria selada.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado na primeira versão do texto, a Bélgica eliminou o Brasil na Copa de 2018, e não em 2014. O erro foi corrigido.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Próxima rodada das Eliminatórias na Europa pode levar três seleções à Copa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Eliminatórias Europeias