Topo

Deputado cobra explicações do governo do RJ sobre Copa América no estado

David Miranda (PSOL-RJ) enviou perguntas para o governador Claudio Castro (PSC) Imagem: Diego Bresani/UOL

Do UOL, em São Paulo

01/06/2021 16h00

O deputado federal David Miranda (PSOL-RJ) enviou um ofício ao governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PSC), com nove questionamentos a respeito da possível realização da Copa América no estado.

No texto, o político cita as mais de 50 mil mortes decorrentes do coronavírus em toda a região e pede para que não se dispute o evento no país ou, em último caso, no Rio.

Ele também diz que "a grande circulação de pessoas e das delegações internacionais participantes da Conmebol fatalmente redundarão em aglomerações, representando nítido risco de contágio e, consequentemente, agravamento no quadro epidemiológico local."

Miranda solicita explicações com a "urgência que o tema requer" às seguintes perguntas:

  1. Foram realizados estudos ou pareceres técnicos que sustentem a segurança epidemiológica para a possível realização do referido evento no estado do RJ?
  2. O prazo de 14 dias, entre o anúncio da suposta realização da Copa América no Brasil e o início da competição, é suficiente para o planejamento e execução do evento com segurança?
  3. A possível realização de jogos do evento no estado do RJ representa riscos em relação ao agravamento do quadro epidemiológico relativo à Covid-19?
  4. Há algum estudo sobre o impacto orçamentário da realização de jogos da Copa América no estado do RJ? Em caso positivo, favor enviar-nos cópia do referido documento.
  5. Sabendo-se que há, no Brasil, a proliferação de, ao menos, cem variantes, indaga-se: Haverá testagem das pessoas envolvidas com o evento e, também, das pessoas que chegarem, do exterior ao Rio de Janeiro, caso o evento venha a ser realizado no estado?
  6. Quais ações conjuntas entre o Estado, a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e os órgãos fiscalizadores dos aeroportos serão adotadas para identificar e conter a entrada de novas variantes do coronavírus caso o evento venha a ser confirmado?
  7. Quais protocolos de testagem serão utilizados e de que forma?
  8. Que medidas serão tomadas frente às pessoas classificadas como grupo de risco ou que tenham contato com pessoas classificadas como grupo de risco?
  9. Havendo a confirmação da suposta realização do jogo final da Copa América com público presencial, conforme divulgado em reportagem do Portal UOL, indaga-se:
    9.1.) Que critérios serão adotados para a entrada de pessoas em estádios para evitar o risco de contaminação do coronavírus devido à aglomeração?
    9.2.) Que protocolos sanitários serão estabelecidos, neste caso específico de público presencial durante o jogo final do evento?

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Deputado cobra explicações do governo do RJ sobre Copa América no estado - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol