Topo

Palmeiras não planeja ir à Fifa para inscrever Borja na Libertadores

Miguel Borja em ação pelo Junior Barranquilla contra o Flamengo em março de 2020 Imagem: Daniel Munoz/VIEW press via Getty Images

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

18/12/2020 12h13

Borja anunciou que deixará o Junior Barranquilla (COL), e parte da torcida do Palmeiras começou a criar a expectativa da volta do centroavante para a reta final da Copa Libertadores. O Verdão, porém, não planeja abrir um processo na Fifa para inscrever o jogador antes da semifinal com o River Plate (ARG), que começará a ser disputada na primeira semana de janeiro.

O empréstimo com a equipe colombiana é válido até o dia 31, e o Palmeiras já sabe que o Junior não conseguirá exercer a opção de compra — renegociada há dois meses. Borja, então, retornaria ao Verdão no primeiro dia de 2021, mas o período de registros no Brasil está fechado.

A janela de transferências internacionais, pelas mudanças no calendário diante da Covid-19, neste ano só reabre em março. Diante dos efeitos da pandemia, porém, uma equipe pode abrir um processo na Fifa para pedir uma exceção e fazer a inscrição fora do prazo. Não é uma garantia de sucesso, e no caso de Borja não faz parte dos planos do Palmeiras.

Isto porque o calendário, também, é muito curto. Como publicou o blog de Marcel Rizzo, a primeira partida da semifinal deve ocorrer no dia 5 de janeiro, e pelo regulamento na Conmebol as três trocas possíveis na lista antes do jogo precisam ocorrer até o dia 2; ou seja, seria praticamente impossível realizar todo o trâmite burocrático a tempo.

Além disso, há um fato menor, mas de que o colombiano encontraria um grupo bastante mudado em relação à sua passagem, inclusive por características. Hoje, o técnico Abel Ferreira tem Luiz Adriano (que volta de lesão) e Willian como centroavantes, e Rony também vem atuando bem de forma improvisada.

A ideia do clube ainda é tentar recuperar o alto investimento feito nele — ao fim do negócio serão US$ 13,5 milhões pagos ao Atlético Nacional (COL). Como as principais janelas de transferência na Europa reabrem agora em janeiro, o Verdão tentará fazer uma nova negociação com o centroavante colombiano. Pessoas ligadas ao atacante, inclusive, ainda sonham com a possibilidade de um novo empréstimo ao Junior, clube de coração do atleta.

Caso não tenha boas ofertas, Borja então voltará ao Palmeiras, mas como uma possibilidade apenas para a próxima temporada. O plano, antes desse passo, ainda é buscar novos interessados nele. Pelo Junior Barranquilla, o jogador fez 20 gols em 36 partidas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Palmeiras não planeja ir à Fifa para inscrever Borja na Libertadores - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Palmeiras