Topo

Santos de Sampaoli teve mais expulsos, mas menos tempo com dez que em 2020

Lucas Veríssimo é expulso durante a partida entre Santos e Ceará Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

29/10/2020 04h00

O empate do Santos por 0 a 0 com o Ceará, na tarde de ontem (28), na Vila Belmiro, registrou o nono cartão vermelho recebido por jogadores do Peixe na temporada. O número é menos expressivo do que o time de Jorge Sampaoli, por exemplo, que teve 14 expulsos em 2019, mas o tempo com dez homens em campo chama atenção.

O Santos desta temporada passou 288 minutos com um jogador a menos distribuídos em oito jogos — foram dois expulsos contra o Ceará pelo Brasileirão. No ano passado, apesar do número maior de vermelhos, seis a mais, a equipe de Jorge Sampaoli passou 276 minutos com dez em campo, somados os 13 jogos.

A diferença fica evidente e esclarecida quando levamos em conta o número de expulsões ainda na primeira etapa. Nesta temporada, foram cinco vermelhos recebidos durante os primeiros 45 minutos, mais de 50% do total. Em 2019, apenas um atleta foi expulso na primeira etapa — Gustavo Henrique contra o Cruzeiro —, o que representou 7% do total.

Até em função dessa diferença de tempo com inferioridade numérica, o aproveitamento do Santos em jogos em que teve pelo menos um atleta expulso em 2019 é maior do que neste ano. Foram cinco vitórias, dois empates e seis derrotas, total de 43% dos pontos conquistados no ano passado. Nesta temporada, o número cai para 33%: duas vitórias, dois empates e quatro derrotas.

Com Cuca, foram quatro jogos com expulsões santistas e o aproveitamento é até superior: duas vitórias, um empate e somente uma derrota, somando 58% dos pontos conquistados.

Na média, o Peixe de 2020 e de 2019 tem os mais elevados índices de cartões vermelhos do século para o clube: um expulso a cada cinco jogos. Os números, claro, sofrem forte interferência do uso da tecnologia. Quatro das nove expulsões do Alvinegro praiano nesta temporada, por exemplo, foram com auxílio do VAR.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Santos de Sampaoli teve mais expulsos, mas menos tempo com dez que em 2020 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Santos