Topo

Fórmula 1

Vettel critica FIA após acidente de Norris: Q3 não deveria ter começado

Sebastian Vettel durante o treino classificatório do GP da Bélgica - Peter Fox/Getty Images
Sebastian Vettel durante o treino classificatório do GP da Bélgica Imagem: Peter Fox/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/08/2021 16h00

Sebastian Vettel, da Aston Martin, criticou duramente a FIA e o diretor de corrida da Fórmula 1, Michael Masi, por terem mantido a sessão final do treino classificatório para o Grande Prêmio da Bélgica, que será realizado amanhã (29).

"Acho que Michael não está orgulhoso do que aconteceu nas duas eliminatórias", disse o alemão em entrevista coletiva após o treino de hoje (28). "Precisamos encontrar uma maneira de ouvir mais as informações que temos. De dentro da garagem, é muito limitado, porque é como olhar pela janela. Mas três quilômetros naquela direção, não se faz ideia do que está acontecendo.

Pouco antes do início do Q3 de Spa-Francorchamps, as condições da pista ficaram ruins devido a uma intensa chuva que caía sobre o circuito, mas a direção da prova decidiu não interromper a última sessão. Como resultado, o McLaren de Lando Norris derrapou e bateu fortemente nas barreiras. Após a colisão, o carro do inglês ficou destruído, mas o piloto saiu aparentemente ileso.

"Quando desci para Eau Rouge e subi o morro, havia muita água e eu gritava bandeira vermelha. Acho que a verdade é que a sessão nem deveria ter começado", disse o tetracampeão mundial.

Primeiro piloto a chegar ao local do acidente, Vettel imediatamente parou diante do carro destruído de Norris para verificar as condições do piloto da McLaren, que respondeu ao alemão que estava bem. "Foi bom que nada tenha acontecido, essa é a notícia principal, mas poderia ter sido um resultado diferente para Lando, e não tenho certeza se ele poderia ter feito alguma coisa."

Vettel também lembrou que a própria direção da FIA havia atrasado o início do treino deste sábado quando as condições não eram tão ruins como na abertura do Q3. "Atrasamos a sessão no início, quando havia menos água, então não entendi muito bem por que não começamos a sessão. Como eu disse, é sempre fácil dizer depois, mas o principal é que não volte a acontecer."

Na prova de amanhã (29), o piloto da Aston Martin vai largar em quinto lugar. "Foi um ótimo resultado para nós e estou feliz por começar a corrida em uma posição decente."

Fórmula 1