Topo

Fórmula 1

Uma semana após vitória épica, Gasly para no Q1 em Mugello

Pierre Gasly durante a classificação para o GP da Toscana de F1 - Rudy Carezzevoli/Getty Images
Pierre Gasly durante a classificação para o GP da Toscana de F1 Imagem: Rudy Carezzevoli/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

12/09/2020 14h31

A comemoração de Pierre Gasly pela surpreendente vitória no GP da Itália, há uma semana, chegou ao fim. Hoje, no treino classificatório para o GP da Toscana de Fórmula 1, no circuito de Mugello, o piloto francês não foi além da primeira parte eliminatória e vai largar da 16ª colocação.

O resultado pode ser considerado surpreendente levando em consideração o desempenho obtido no circuito de Monza. No domingo passado (6), Gasly levou seu carro da AlphaTauri à vitória, aproveitando uma punição ao inglês Lewis Hamilton, que tentou entrar nos boxes quando ele estava fechado.

Ainda assim, Gasly sustentou a liderança por 25 voltas, desde que a corrida ficou paralisada por causa de um acidente com o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari. Na relargada da prova, Gasly ultrapassou Lance Stroll e esperou Hamilton pagar a punição com uma parada nos boxes para assumir a ponta e conquistar a inédita vitória, algo impressionante para os dias de hoje na Fórmula 1.

Em Mugello, Gasly não teve um bom começo de jornada. Com o tempo de 1min17s125, ele foi um dos cinco eliminados no Q1. Seu companheiro de AlphaTauri, o russo Daniil Kvyat, avançou ao Q2 e terminou em 12º.

"Obviamente foi um treino muito decepcionante para nós, depois de um grande resultado (na Itália)", disse Gasly em entrevista publicada pela "Autosport" após o treino. "Demos um grande passo para trás. Cometemos alguns erros que não aconteceram até agora nesta temporada, e eles nos custaram muito caro."

Gasly lembrou que promoveu algumas mudanças no carro em relação ao terceiro treino livre, realizado hoje de manhã. "Fizemos alterações que não foram na direção certa e estamos analisado por que ficamos mais lentos. Há menos combustível no carro, então perdemos aderência."

O francês, contudo, evitou direcionar culpa pelo desempenho ruim. "Não estou culpando ninguém. Só estou dizendo que nós, como equipe, não fizemos o trabalho perfeito hoje. Mas, hoje, os pequenos erros nos custaram muito."

Em oito etapas da temporada 2020, Gasly somou 43 pontos, ocupando o oitavo lugar na classificação geral. Ele está dois pontos atrás de Charles Leclerc e à frente de carros importantes, como a McLaren do espanhol Carlos Sainz.

Fórmula 1