PUBLICIDADE
Topo

Fórmula 1

Massa larga em 16º no grid e detona carro da Williams: "Andou para trás"

Felipe Massa participa de treino na Bélgica - Reuters
Felipe Massa participa de treino na Bélgica Imagem: Reuters

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Spa-Francorchamps (BEL)

26/08/2017 09h20

O GP da Bélgica está indo de mal a pior para Felipe Massa. De volta depois de não participar do GP da Hungria devido a uma vertigem postural, o piloto da Williams foi punido antes da classificação e vai largar apenas na 16ª colocação, em um final de semana que deveria ser mais positivo na avaliação do brasileiro, mas vem sendo decepcionante devido à falta de desenvolvimento do carro da Williams.

"O carro não é competitivo o suficiente. Sofremos no treino da manhã e mudamos o carro para a classificação para ver se melhorava alguma coisa. Se melhorou, não foi o suficiente para estar na briga. Saímos ainda no Q1 dessa vez, o que mostra que a situação é crítica nesta pista. Não deveria ser um circuito ruim para nós, mas está sendo péssimo, mostrando que o carro, ao invés de andar para frente, está andando para trás."

Hamilton fez a pole e iguala recorde de Michael Schumacher.

Massa sai da 16ª colocação mesmo tendo sofrido uma punição de cinco posições no grid por não ter diminuído a velocidade sob bandeiras amarelas duplas ainda no terceiro treino livre, disputado na manhã deste sábado. O regulamento diz que o piloto deve não apenas diminuir significativamente a velocidade neste tipo de situação, como também estar preparado para parar o carro e os comissários entenderam que o piloto não estava lento o suficiente.

"Eu vacilei ali, queria dar uma volta rápida logo de cara", explicou o piloto, que também assumiu a culpa pelo acidente sofrido na sexta-feira.

Massa se classificou em 16º e acabou ficando na mesma posição devido a punições de outros pilotos. Stoffel Vandoorne e Daniil Kvyat trocaram seus motores e as duas Sauber trocaram os câmbios.

Perguntado pelo UOL Esporte sobre a expectativa para a corrida, Massa lembrou que nao conseguiu se preparar como gostaria. "Mesmo no treino da manhã, não fiz uma simulação de corrida. Mas em vários circuitos não fomos tão bem na classificação, mas melhoramos muito na corrida, então vamos esperar que isso aconteça aqui também.

A terceira sessão de treinos livres foi a única da qual Massa participou depois de bater forte ainda no início do primeiro treino. Como a Williams não conseguiu a liberação do carro a tempo, o brasileiro também acabou perdendo a segunda sessão, também disputada na sexta-feira.

Para piorar, a Williams não tem um bom desempenho neste final de semana, especialmente no segundo setor, demonstrando a falta de pressão aerodinâmica do carro. 

Fórmula 1