Topo

Fórmula 1

Ecclestone nega que vá comprar Interlagos e diz que GP Brasil corre risco

Doria e Ecclestone - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Julianne Cerasoli

Do UOL

25/04/2017 04h00

Com problemas mais sérios a serem resolvidos internamente e sem apoio governamental, o Brasil corre sério risco de ficar sem a etapa da Fórmula 1 em um futuro breve. Quem faz o alerta é Bernie Ecclestone. O ex-chefão da categoria revelou ter recebido a missão de viabilizar a continuidade da prova em Interlagos além do atual contrato, que vai até 2020, mas vê sérios entraves. E desmente que estaria interessado em comprar o circuito paulistano.

Em declarações obtidas com exclusividade pelo UOL Esporte, Ecclestone disse que as reuniões com o presidente Michel Temer e o prefeito de São Paulo, João Doria, deixaram claro que a F-1 não está entre as prioridades das autoridades brasileiras.

ecclestone e temer - Imprensa GP Brasil - Imprensa GP Brasil
Imagem: Imprensa GP Brasil

“Primeiramente, nunca estive interessado em comprar o circuito. O que aconteceu foi que o Chase [Carey, CEO da FOM, que comanda a parte comercial da F-1] me pediu para, quando eu fosse ao Brasil, falar com o presidente (Temer) sobre o apoio à corrida, o que eu já tinha feito antes”, revelou Ecclestone em entrevista realizada no final de semana do GP do Bahrein, em sua primeira aparição no paddock da F-1 desde que saiu do comando da categoria.

“Eu já tinha me encontrado com o presidente. Bom, ele é novo, então me reuni com ele logo depois que ele assumiu. E me pareceu bem óbvio que ele tinha várias outras coisas para se preocupar além da corrida de Fórmula 1. Então fomos falar com o prefeito de São Paulo, porque é mais a área dele.”

De Doria, Ecclestone ouviu sua promessa de campanha: a intenção do prefeito é deixar de colocar dinheiro público no circuito. “A questão é simples: ele [João Dória] não quer gastar um dólar para apoiar [a corrida], ele quer vender o circuito. Então ele me perguntou se eu me interessaria [em comprar]. Não faço a mínima ideia. Depende dos termos. Então deixamos mais ou menos por aí. Conseguimos que ele concorde que, quando acontecer a venda, quem quer que compre terá que manter o circuito da Fórmula 1.”

Perguntado se isso seria uma garantia para a continuidade da corrida, Ecclestone disse ver outro obstáculo. “Isso mantém o circuito. Daí é o caso de encontrar um organizador que queria cuidar da corrida, o que será um pouco mais difícil. Poderia ser o Tamas Rohonyi [envolvido há anos com a organização do GP], mas ele particularmente não quer. Então acho que, se não conseguirmos fazer nada, vamos perder [o GP do Brasil], com certeza.”

Porém, apesar das informações de Ecclestone, Rohonyi demonstra interesse em cuidar da corrida e, segundo informações da assessoria de imprensa do Grande Prêmio do Brasil, ele esteve nesta terça-feira na FIA, em Paris, para renovar o contrato com a F-1 até 2025.

Ecclestone, contudo, vê pelo menos mais quatro provas sendo realizadas em São Paulo, dentro do atual contrato. “A prova estará lá até 2020, tenho 100% de certeza.”

A realização da etapa brasileira chegou a ficar ameaçada neste ano, mas está confirmada para dia 12 de novembro, com ingressos já à venda.

Fórmula 1