PUBLICIDADE
Topo

Fórmula 1

Pressionada pela Mercedes, McLaren começa a definir pilotos para 2017

Vandoorne é bastante cotado para ficar com vaga de Button - MOHAMMED AL-SHAIKH/AFP
Vandoorne é bastante cotado para ficar com vaga de Button Imagem: MOHAMMED AL-SHAIKH/AFP

Do UOL, em Barcelona (ESP)

31/08/2016 06h00

Muita gente no paddock da Fórmula 1 dá como certa a saída de Jenson Button da McLaren na próxima temporada, para dar lugar ao jovem piloto de testes do time, Stoffel Vandoorne. Porém, o time afirma que as negociações só vão começar durante o final de semana do GP da Itália, que ocorre no domingo.

Isso porque a etapa marca a estreia do novo diretor executivo, Jost Capito, ex-Volskswagen. “Sempre dissemos que Monza seria quando iríamos discutir isso internamente. Uma decisão final do conselho de acionistas será tomada no final de setembro - este é o plano e sempre foi”, garantiu o CEO Ron Dennis.

A McLaren vem sendo pressionada até pela Mercedes para promover Vandoorne, após o belga de 24 anos vencer de forma esmagadora o campeonato da GP2 do ano passado e ser improvisado na Super Fórmula, no Japão, para manter-se em atividade. Na única chance que teve em uma corrida da F-1, quando substituiu o machucado Fernando Alonso na segunda etapa do ano, o piloto pontuou e fez um grande trabalho.

“Ele merece um lugar na Fórmula 1”, disse o chefe da Mercedes, Toto Wolff. “Ele dominou a GP2 de uma maneira muito especial e se caras como Stoffel não chegarem à F-1, o sistema está errado.”

Wolff, inclusive, chegou a dizer que a McLaren seria “maluca” em não aproveitar seu jovem piloto e chegou a indicar que a Mercedes tentaria atraí-lo caso ele não tenha uma vaga como titular no próximo ano.

O belga concorda: “De qualquer jeito tem que ser ano que vem. Fiz toda a preparação que podia - GP2, World Series e agora a Super Fórmula. Até já fiz meu primeiro GP. Então em 2017 eu terei de estar no grid.”

O outro cockpit da McLaren deverá ficar com Fernando Alonso, cujo contrato acaba no final da próxima temporada.

Fórmula 1