Topo

Fórmula 1

Com parafusos soltos em pista estreante, pilotos sofrem furos nos pneus

Charles Coates/Getty Images
Imagem: Charles Coates/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Baku (Azerbaijão)

17/06/2016 09h46

A falta de áreas de escape era a grande preocupação de pilotos e equipes antes do início dos treinos livres para o GP da Europa, que está sendo disputado pela primeira vez no circuito de rua de Baku, no Azerbaijão. Porém, após a realização do primeiro treino livre, as zebras se tornaram um grande problema para os organizadores.

Pelo menos 15 pilotos tiveram pequenos cortes em seus pneus, identificados pelas equipes por meio da queda das pressões. Entre eles, estiveram o líder da sessão, Lewis Hamilton, e os brasileiros Felipe Massa e Felipe Nasr. Tais cortes seriam resultado da má instalação das zebras, o que fez com que a classificação da GP2 fosse cancelada.

O problema seria na instalação das zebras. Parafusos sem a profundidade necessária foram instalados e, com a trepidação causada pelos carros, estariam se soltando, causando os furos. A Pirelli ainda não conseguiu identificar se o problema está em uma curva específica ou em todas as zebras. Enquanto isso, os organizadores tentam retificar o problema. Há cerca de 10 mil parafusos prendendo as zebras ao longo dos mais de 6km de circuito.

Após o trabalho dos comissários, os carros voltaram à pista para a segunda sessão de treinos livres. E logo na primeira volta, uma das zebras se soltou.

Esta é a estreia do circuito de rua de Baku. No sábado, serão disputados o terceiro treino livre, a partir das 7h e a classificação começa às 10h. A largada, no domingo, também está marcada para as 10h.

Fórmula 1