Topo

Fórmula 1

Pai de Max Verstappen revela segredos e diz como filho amadureceu rápido

Getty Images/Dan Istitene
Imagem: Getty Images/Dan Istitene

Do UOL, em Barcelona (ESP)

23/05/2016 06h25

Ele foi o mentor do filho desde que Max Verstappen tinha apenas quatro anos de idade. E mesmo antes de vê-lo completar 25 GPs na Fórmula 1, Jos reconhece que a cria superou o mestre. E faz tempo.

“Definitivamente sinto que ele é melhor do que eu, sei disso há muito tempo”, disse o pai, que até o GP da Espanha tinha tido os melhores resultados da Holanda na F-1, com dois terceiros lugares.

Jos afirmou que o trabalho detalhado de correção de erros desde os tempos de kart ajudou Max a se desenvolver mais rapidamente do que os demais.

“Acho que foi a educação que ele teve quando pequeno, de ter muita informação e ficar horas e horas [estudando-as]. Toda manobra que ele fez, todo erro que cometeu, sempre ficávamos conversando sobre isso - não berrando, mas falando e explicando. Acho que é por isso que ele é tão rápido para a idade dele.”

O pai do piloto da Red Bull também elogiou a maneira como o filho lida com a pressão. “Desde o primeiro momento em que ele entrou em um carro, todos estavam observando-o. E ele fez um trabalho incrível, tanto na maneira como ele competia, quanto como lidou com as coisas. Ele fica calado quando tem de ficar, e isso é algo especial.”

Mesmo não acreditando que seu trabalho como mentor acabou, Jos disse que Max trabalha sozinho hoje em dia. “E eu sei que ele está pronto para isso. Se ele pode fazer uma corrida como na Espanha, então quer dizer que está pronto. Eu só tento guiá-lo para ele ir para a direção correta, estar com as pessoas certas no momento certo.”

Uma das decisões em que Jos esteve presente foi justamente na troca da Toro Rosso pela Red Bull. Mesmo com a promoção do filho acontecendo de maneira mais rápida que o esperado e no meio da temporada, o ex-piloto disse que não tinha dúvidas de que era o melhor caminho.

“A vida é feita de riscos. No final das contas, todos sabemos da qualidade de Max e acho que a Red Bull também sabe, eles o analisaram muito bem. Para mim estava claro que ele tinha de estar aqui e agora está provado. Ele provou que é um piloto de verdade [com a vitória] e acho que isso é o mais importante.”

Fórmula 1