PUBLICIDADE
Topo

Fórmula 1

F1 vai 'se espremer' em ruas medievais na estreia do GP em Baku; veja vídeo

Do UOL, em São Paulo

27/02/2016 06h00

A organização do GP que estreia nesta temporada de Fórmula 1 no Azerbaijão divulgou um vídeo que mostra por onde os carros da categoria passarão no GP da Europa, marcado para o dia 19 de junho, nas ruas da capital Baku.

Apesar de ser um circuito de rua, a pista não estará entre as menores médias de velocidade do campeonato. O traçado terá 6km, sendo menor apenas que uma volta no tradicional circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. A pista terá 20 curvas, perdendo apenas para Cingapura, com 23, e Abu Dhabi, com 21.

Mesmo assim, o tempo de volta previsto é na casa 1min42, o que não está entre os mais lentos. Isso porque a velocidade máxima deve ser de 340km/h ao final da grande reta do circuito.

Mas a grande característica do novo circuito é sua largura. Ainda que o regulamento diga que as pistas devem ter no mínimo 12m de largura. Porém, em Baku, isso será consideravelmente menor, com máximo de 13m e um ponto chegando a ter apenas 7,6m. Os carros atualmente têm 1.8m de largura.

A realização da prova, às margens do Mar Cáspio, chegou a ser colocada em dúvida devido à queda no preço do barril de petróleo, que levou a moeda do país a uma desvalorização de mais de 30% em dois meses. Porém, os organizadores conseguiram um empréstimo milionário e prometem, pelo menos, cumprir o contrato atual, que prevê a realização de seis provas no país.

Fórmula 1